Publicações no BrCris
 

Maria Cristina Elyote Marques Santos

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2. Passou o ano de 2013 na cidade de Lyon, na França, em doutorado sanduíche. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1986). Foi professora da Escola Superior de Estatística da Bahia, durante o primeiro semestre de 2006, na qual lecionou a disciplina Planejamento da Pesquisa. É professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e faz parte do quadro docente desde o ano de 1990. Tem pós-graduação em Matemática (UFBA-1990), fez curso de especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB - 2004) e Curso de Especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional do Comércio - SENAC (2005). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, lúdico, educação matemática, educação e ensino superior. Além destas áreas leciona em Cursos de Especialização Lato sensu disciplinas como: Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior, Estatística aplicada à Educação, Metodologia do Trabalho Científico, bem como orientou diversos alunos de pós-graduação lato sensu nas referidas áreas. Concluiu, em abril de 2009, dissertação de Mestrado, no Programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade da Uneb (PPGEduc), na qual discute as políticas afirmativas para ingresso na educação superior tendo como cenário o modelo multicampi de universidade pública. Integra o grupo de pesquisa EduReg. É membro atuante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Matemática aplicada - GEPMAT. È coordenadora do Projeto Elas nas Exatas, cujo objetivo é pesquisar sobre as contribuições de mulheres nas áreas das exatas e da terra além de estimular meninas e jovens a seguirem as carreiras profissionais da área. Defendeu doutorado do PPGEduc em co-tutela com a Universidade Lumiére Lyon2, com projeto de pesquisa que discute a trajetória escolar pré-universitária (percebida no ensino médio) dos estudantes dos cursos de licenciatura em matemática de estudantes de universidades francesas e brasileiras. Desde o doutorado, vem discutindo a presença feminina na Matemática e, nesse sentido, vem empreendendo pesquisa bibliográfica e de campo, workshops e palestras no sentido de estimular meninas e jovens a estudar a Matemática e virem a se dedicar a uma carreira nas ciências exatas.
graduate at Licenciatura em Matemática from Universidade Católica do Salvador (1986) and master's at Mestrado em Administração e Comércio Exterior from Universidade de Extremadura (2001). Has experience in Mathematics, focusing on Mathematics, acting on the following subjects: matemática, educação, educação matemática, lúdico and políticas afirmativas.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •