Graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2004). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2019). Licenciatura em Letras - Língua Inglesa em andamento (Uniasselvi). Especialista em Revisão de texto pela PUC Minas (2021) e cursando a especialização em Desing Instrucional (UFSCar). Em 2009, obteve o Título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais) na linha Educação e Linguagem (Ceale). Em 2014, terminou o Doutorado em Linguística Aplicada na Faculdade de Letras da UFMG. No período em que cursou o Mestrado e o Doutorado, integrou grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG). Foi professora titular do Centro Universitário Newton Paiva onde lecionou disciplinas nas licenciaturas (Letras e Pedagogia EaD) e do Centro Universitário Estácio de Sá onde trabalho no ensino presencial nas licenciaturas, em especial no curso de Pedagogia. Coordenou e orientou as Pesquisas de Iniciação Científica: Ensino e aprendizagem da ortografia em sala de aula: uma análise da prática do professor (2014) e "O Uso das Lousas Digitais no ensino de Língua Portuguesa" (2018). Entre os anos 2020 e 2021, liderou o Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPPF) a partir do qual desenvolveu um podcast premiado, além de artigos e trabalhos completos publicados em anais. Tem experiência docente na Educação Básica em instituições públicas (Prefeitura de Belo Horizonte) e privadas (Colégio Apoio). No ano de 2022, fez parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Integrou o corpo docente do curso de especialização Pós Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EAD- IEC PUC MINAS. Atualmente trabalha com a formação continuada de professores da Educação Básica, oferecendo serviços de consultoria educacional. Também atua como revisora e redatora de textos didáticos. É professora de Língua Portuguesa no SESI-FIEMG, unidade CATEM e professora substituta do núcleo básico do Centro Pedagógico da UFMG. Nos últimos anos vem se dedicando aos seguintes temas: Linguística Aplicada; Alfabetização; Consciência Fonológica; Educação Infantil; Pedagogia Libertadora (Paulo Freire); Metodologias ativas; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas à educação.
graduation at Pedagogia from Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduation at Letras from Centro Universitário Estácio de Sá (BH) (2019), master's at Mestrado em Educação from Universidade Federal de Minas Gerais (2009) and doctorate at Linguistics from Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: alfabetização, letramento, educação de jovens e adultos, consciência fonológica and leitura.