Licenciada em Letras (1990) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialização em MBA em Práticas de Gestão na Administração Pública (2021) pela Faculdade Focus, FFOCUS, Cascavel, Brasil, Mestrado em Educação (2003) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2014) e Pós-doutorado (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua na área de Letras, Linguística Aplicada, com ênfase em Leitura e Escrita; Formação de Professor e Leitor. Leciona disciplina de Língua Portuguesa, Metodologia de Pesquisa, Metodologia do Estudo, Comunicação Profissional, Comunicação Empresarial, Comunicação e Expressão. Tem experiência em disciplinas da Educação a Distância (EAD). É professora da rede pública estadual da Secretaria de Estado da Educação e Desporto do Estado do Amazonas-SEDUC/AM. Foi membro titular do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Amazonas biênio 2017/2018. Atuou como professora no Curso de Pós-Graduação da UEA - Universidade do Estado do Amazonas e do Centro Universitário do Norte-UNINORTE. Atuou como Consultor Ad-hoc de projetos FAPEAM. Atuou como parecerista dos projetos de mestrado para a Comissão de Bolsas do Programa de Estudos Pós-Graduados Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/São Paulo e como parecerista da Revista Intercâmbio PUC-SP. É integrante do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora -GEIM.
graduate at Letras from Universidade Federal do Amazonas (1990) and master's at Educação from Universidade Federal do Amazonas (2003). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: história de vida, leitura; escrita; música; prática pedagógica; alun, importância; dificuldade; leitura, brincar; criança; escola; aprendizagem and informática; aprendizagem.