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Dodi Tavares Borges Leal

Professor of the course Body Art in the Scene at Federal University of South Bahia - UFSB (Brazil). PhD in Social Psychology at University of Sao Paulo (Brazil) and Visiting Scholar in Theatre and Performance Studies program of PhD in Art Studies of University of Coimbra (Portugal). Undergraduate in Theatre at University of Sao Paulo. In the Master degree of Accounting Education program made the research entitled "Narratives of participation: Foucauldian study about the poetics of theatre of the oppressed in sessions of participative budgeting in Santo André". Bachelor's studies in Theatre and Movies at Universidade de São Paulo and Université du Québec à Chicoutimi (Canada). Was Visiting Scholar in 1) Latinx Theatre Project Class at the Program of Spanish Portuguese Studies of the Department of Languages, Literatures Cultures of College of Humanities Fine Arts of University of Massachusetts Amherst (United States of America) and 2) Contextual Painting course at the Academy of Fine Arts Vienna (Austria). Has studied TO with Augusto Boal and CTO-Rio. Participated in festivals and followed the work of groups and practitioners and participated of regional and international events in Theatre of the Oppressed based in Brazil, Argentina, Turkey, Spain, England, Portugal, France, Chile, Bolivia and Canada. Since 2005 is director and joker of Metaxis, a Theatre of the Oppressed group based at São Paulo, Brazil. Worked in playwriting of 'A Demência dos Touros', a theatre play of Coletivo Teatro do Perverto (São Paulo, 2017). Is art-educator and works with school, groups and communities with art languages such as cinema, theatre and danse. Author of the books: 'Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido - marcas da arte teatral na gestão pública' (São Paulo, Editora Hucitec, 2016) and 'De trans pra frente' (São Paulo, Editora Patuá, 2017); with Marcelo Denny co-editor of the book 'Gênero expandido: performances e contrassexualidades' (São Paulo, Editora Annablume, 2018). In her thesis, researched transgender issues in art fields.
Professora de Artes Cênicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (mestrado profissional) - PPGER/UFSB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UDESC. É co-coordenadora do 'GT Estudos Transvestigêneres' da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa 'PEDAGOGIA DA PERFORMANCE: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo' UFSB/CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa 'Protocolos de Convivialidade' UEM/CNPq. Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), com estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concentração na área de Estudos Teatrais e Performativos. Licenciada em Artes Cênicas (CAC/ECA/USP). Habilitada em Cinema e vídeo no Baccalauréat interdisciplinaire en arts da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC, Québec-Canadá). Foi Visiting Scholar em: 1) Latinx Theatre Project Class at the Program of Spanish Portuguese Studies of the Department of Languages, Literatures Cultures of College of Humanities Fine Arts of University of Massachusetts Amherst - United States of America e 2) Contextual Painting course at the Academy of Fine Arts Vienna - Austria. Técnica em interpretação teatral pelo Teatro Escola Macunaíma. Bacharela em Ciências Contábeis e mestra em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, onde pesquisou métodos dramáticos no ensino da Contabilidade e o Teatro do Oprimido no programa de Orçamento Participativo de Santo André. Estudou Teatro do Oprimido com Augusto Boal e CTO-Rio, participando de diversos festivais nacionais e internacionais. Acompanhou o trabalho de grupos e curingas de TO no Brasil, Argentina, Turquia, Espanha, Inglaterra, Portugal, França, Chile, Bolívia e Canadá. Foi professora de Comunicação e Expressão no MBA Controller da Fipecafi; professora do MBA Controller da USCS; professora da graduação da Fecap (orientadora de TCCs) e professora de Corpo e Movimento e Didática e Prática de Ensino na graduação em Licenciatura em Música da Faculdade Carlos Gomes (Uniesp). Foi professora de Artes da rede pública do estado de São Paulo (EE Fidelino de Figueiredo, EE Miss Browne, EE de São Paulo e EE Alarico). É autora dos livros teóricos: 'LUZVESTI: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero', Devires (2018) e 'Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido: marcas da arte teatral na gestão pública', coleção Pedagogia do Teatro da Editora Hucitec (2015); e do livro de poesias 'De trans pra frente', Patuá (2017). Co-organizou, juntamente com Marcelo Denny, o livro 'Gênero expandido: performances e contrassexualidades', Editora Annablume (2018). Foi coordenadora e curinga de Teatro do Oprimido dos grupos GTO-Montréal e GTO-Saguenay. Pós-graduanda em Produção Audiovisual: projeto e negócio pelo Centro Universitário Senac São Paulo (interrompida). Foi coordenadora de pesquisa-ação e artista-educadora de teatro do Piá - Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Na dança foi intérprete do trabalho 'Frouxos Cortes de uma Bixa Foucaultiana' (Coletivo do Dançamento, 2015), na área teatral dirigiu o espetáculo 'Trans-Teatro' (Coletivo Metaxis, 2016). Integrou a Cia. Teatro do Perverto tendo participado como dramaturgista da montagem 'A Demência dos Touros' (2017). Dramaturga e performer de TRAVED: palestra-performance em realidade virtual (2022). Desenvolveu tese de doutorado sobre performatividade transgênera e recepção teatral, onde apontou a transição de gênero da área do masculino para o feminino: do Teatro para a Teatra. Temas de interesse: Iluminação Cênica; Teatro-Educação; Performance e Novas Tecnologias; Artes do Corpo em Cena; Produção Teatral; Recepção Teatral.

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