Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Filosofia - Universitat Bremen (2000), convalidado pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSC, especialização em Ativação de Mudanças na Formação Profissional em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2006) e pós doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atuou como professora da Area de Ciências da Saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado Profissional) e em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (1992-2019). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas, bem como na área da Educação, com ênfase no Ensino na Saúde e na Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão em saúde; participação comunitária e controle social; educação e ensino na saúde; metodologias participativas na produção do conhecimento. Foi Coordenadora dos projetos aprovados pela Unochapecó nos editais do Ministério da Saúde: Pró-Saúde e Pró-PET-Saúde, de 2006 a 2015. Atuou como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas públicas, processos de gestão e participação social (2000-2019), do qual é membro colaborador; é membro da International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR), desde 2012. Participa ainda como membro da Rede-Roda de Conversas: Diálogos sobre metodologias de pesquisa-ação participativa, que tem reunido pesquisadores para compartilhar e construir conhecimentos e experiências, fortalecendo essa abordagem de pesquisa no Brasil.
bachelor's at Enfermagem from Universidade Federal de Santa Catarina (1981), master's at Nursing from Universidade Federal de Santa Catarina (1992) and doctorate at Filosofia from Universitat Bremen (2000). Has experience in Collective Health, acting on the following subjects: health education; social participation; management of public policies; higher education in health.