Estágio Pós-Doutoral em Engenharia Didática na Universidade de Genebra. Doutorado e Mestrado em Linguística na Universidade de Brasília. Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura na Universidade de Brasília.Professora da Universidade de Brasília (UnB), atua na Faculdade de Educação (FE), Departamento de Métodos e Técnicas (MTC), na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura. Ministra as disciplinas Ensino e Aprendizagem da Língua Materna, Processos de Alfabetização e Letramentos, Estágio e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).Pesquisadora e Assistente de Coordenação do Gecal (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens), certificado e aprovado pelo CNPq. Membro do Observatório da Educação Básica da Faculdade de Educação da UnB.Foi pesquisadora da pesquisa intitulada "Práticas de Sucesso no Ensino e Aprendizagem de Linguagens". Resultados da pesquisa estão publicados no livro "Novos Olhares sobre Letramento e Alfabetização", (2018), Editora CRV (https://www.editoracrv.com.br/produtos / detalhes / 32973-novos-olhares-sobre-alfabetizacao-e-letramento-a-partir-de-pesquisas-em-experiencias-bem-sucedidas).Foi pesquisadora do projeto "Por que a escola não ensina gramática assim?", que resultou no livro com o mesmo título, publicado pela Editora Parábola(2015).Em 2012, foi pesquisadora do projeto Pontes (entre a pesquisa acadêmica de Sociolinguística Educacional e formação de professores): Linguagem na Educação Básica. É organizadora e autora do livro Leitura e Mediação Pedagógica, publicado pela Parábola Editorial (2014). Foi Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).Avaliadora do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) na Área de Língua Portuguesa.Foi Professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Militar de Brasília. Foi Professora da Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Católica de Brasília.Foi Professora Substituta e Professora Colaboradora da UnB do Instituto de Letras. Atuou em Cooperação Técnica com a Presidência da República para revisar, atualizar e ampliar o Manual de Redação da Presidência da República, publicado em 2018. Elaborou os Manuais de Redação Oficial do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Presta consultoria a diversos órgãos públicos na área de Língua Portuguesa, Redação Oficial, Redação Técnica (relatórios, pareceres, notas técnicas). Palestrante do TEDx Brasília (https://youtu.be/fczx1hHufhk).Autora dos seguintes livros/capítulos de livros:Redação Oficial para aprimorar textos profissionais (2022), Editora Contexto.Letramentos, multiletros e educação: leituras de mundo (2021), Bordô e Grená.Percepções de mundo: Letramento, formação e experiências (2020), Strong Edições.Novos olhares sobre alfabetização e letramento, a partir de pesquisas bem-sucedidas (2018), Editora CRV.Consolidando Saberes. Linguagem (2017), UnB/CEAM/CFORMSociolinguística, Sociolinguísticas (2016), Editora Contexto.Por que a Escola Não Ensina Gramática Assim? (2014), Parábola Editorial.Leitura e Mediação Pedagógica (2011), Parábola Editorial (https://www.parabolaeditorial.com.br/leitura-e-mediacao-pedagogica-5210513).Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Alfabetização e (Multi)Letramentos, Ensino e Aprendizagem de Língua Materna, Leitura, Produção Textual, Análise Linguística, Oralidade, Literatura, Sociolinguística Educacional, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Formação de Professores, Livro Didático, Variação Linguística, Língua Portuguesa, Pedagogia Hospitalar, Redação Oficial, Formação Integral do Ser Humano.Contatos: paulacobucci@unb.brpaulacobucci@gmail.comhttps://orcid.org/0000-0002-2429-9794https://unb.academia.edu/PCobuccihttps://scholar.google.com/citations?view_op=search_authors
Professor at the University of Brasília, works at the Faculty of Education, Department of Techniques And Methods (MTC) in the area of teaching and learning languages. Teaches the subjects Language Teaching and Learning, Literacy Process, and internships. PhD and Master in Linguistics by the University of Brasília. Graduated in Letters (Full Degree in Portuguese and Literature) by the University of Brasilia. She was the Coordinator of National Pact Formation for Literacy in the Right Age (PNAIC), which is a public . Researcher and Coordination Assistant of Gecal (Study Group Critical and Advanced in Languages), certified and approved by CNPq. Search in progress registered in CNPq: "Reflections on Continuing Teacher Education and Learning Outcomes". She was a researcher of the research named Successful Practices in Teaching and Learning Languages published in the book New looks on literacy and literacy, based on successful research (2018), Publisher CRV (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32973-novos-olhares-sobre-alfabetizacao-e-letramento-a-partir-de-pesquisas-em-experiencias-bem-sucedidas). Since 2012, she was a Researcher of the project called Bridges (between the academic research of Educational Sociolinguistics and teacher training): Languages in Basic Education. She is the organizer and author of the book Reading and Pedagogical Mediation published by Parábola Editorial (2014) (https://www.parabolaeditorial.com.br/leitura-e-mediacao-pedagogica-5210513).She was a Researcher of the project called Why doesnt schools teach grammar like this?. She is one of the authors of the book Why doesnt schools teach grammar like this?, published in 2015 by Parábola Editorial (https://www.parabolaeditorial.com.br/leitura-e-mediacao-pedagogica-5210513).She is the author of the chapter Educational Sociolinguistics published in the book Sociolinguistic, Sociolinguistics (2016), by Editora Contexto.These experiences in reserching, writing and publishing books will be very important to the development of the reserch and to disseminate research findings in books, academic publications, and in meetings of national and international professional learned societies.She was an Evaluator of National Program of Didactic Books (PNLD) in Language Area during four programs. It acts mainly in the following themes: Education, Literacy, Literature, Educational Sociolinguistics, Teachers, Didactic Book, Linguistic Variation, Languages, Reading, Writing, Speaking. She was a Language Teacher Portuguese and Writing of the Military College of Brasília. Loans consulting to several public agencies in the area of Portuguese Language, Official Writing, Technical Writing (reports, opinions, technical notes). TEDxs Brasília lecturer (https://youtu.be/fczx1hHufhk).