Publicações no BrCris
 

Pierre Normando Gomes-da-Silva

Educador. Graduado em Educação Física (UNIPÊ, 1989), em Teologia (IESTSP, 1991) e em Pedagogia (UFPB, 1993). Mestre em Educação (UFPB, 1998) e em Teologia (FCTRJ, 2003). Doutor em Educação (UFRN, 2003) e pós doutor em Educação Física (UFSM, 2017). Professor Titular da UFPB (Departamento de Educação Física-CCS, 2019). Professor no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade (GEPEC/CNPq, desde 2006) e do Laboratório de ensino-pesquisa-extensão ESCOLA BRINCANTE. O tema de pesquisa é a Pedagogia da Corporeidade que investiga o brincar/jogo em suas inter-relações pedagógicas, socioculturais e terapêuticas. área de interesse pedagogia e didática da educação física escolar e do esporte. Autor da teoria: Pedagogia da Corporeidade. Dentre as muitas publicações destaca os livros: O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade (JPessoa-EdUFPB, 2011); Educação Física pela Pedagogia da corporeidade: um convite ao brincar. (Curitiba-CRV, 2016) e Corporeidade, jogo, linguagem: a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. (São Paulo- Cortez, 2019). E sua tese para professor titular: Gêneros de Jogos: enunciações do brincar (2019). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1762-
Educator. Graduated in Pedagogy (UFPB, 1993), Theology (IESTSP, 1991) and Physical Education (UNIPÊ, 1989). Master in Education (UFPB, 1998) and doctor in Education (UFRN, 2003), postdoctoral fellow in the Postgraduate Program in Physical Education (UFSM, 2017). Associate Professor of the UFPB (Department of Physical Education - CCS). Professor at the Associate Program of Post-Graduation in Physical Education UPE / UFPB. Leader of the Group of Studies and Research in Corporeity, Culture and Education (GEPEC / CNPq, since 2006) and member of the Nucleus of Research in Education and Psychoanalysis (EPSI, 1996-2016). The research theme is the game and its sociocultural, pedagogical and therapeutic interrelations. Author of the theory: Pedagogy of Corporeity. Of the many books and articles he recommends: The game of culture and the culture of the game: by a semiotics of corporeity. JP: Ed. UFPB, 2011 & Physical Education by the Pedagogy of Corporeity: an invitation to play. Curitiba: CRV, 2016. And his thesis for full professor: Game Genres: Playing enunciations

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •