Mulher, em seus múltiplos papéis sociais, Licenciada e Bacharel em Psicologia UFRJ/FAHUPE (1992), Formação em Psicólogo - UFRJ/FAHUPE (1993). Especializada em Educação (UFRRJ) e Psicopedagogia Diferencial (PUC-RIO). Mestre em Educação - área de concentração: Educação , Trabalho e Meio Ambiente, pela UNESA/RJ (2005). Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa de Pós-graduação de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do EICOS/Cátedra da Unesco/UFRJ, na linha de pesquisa: Comunidades, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inclusão Social (2012). Professora Associada do Departamento de Educação e Sociedade - DES, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRuralRJ, no Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu - IM. Leciona nos Cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas, com as disciplinas de Psicologia e Educação, Psicologia e Demandas Educacionais, Psicologia Analítica, Núcleos de Pesquisa, Ensino e Extensão, Conhecimento e Sociedade. Atua principalmente nas seguintes áreas: formação de professoras (es); Psicologia e Educação , Psicologia Sócio-Histórica, Ecologias Sociais-Ambientais; Direitos Humanos; Políticas Públicas. Coordenou entre 2012-2020 o Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da UFRuralRJ, tornando-se adjunta do Programa, de 2016-2019. Em 2020 reassumi a Coordenação Geral do PARFOR-UFRRJ. Foi Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu de 2018 a novembro de 2020. Atuou no Fórum Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - FORPARFOR-Nacional, representante Sudeste do FORPARFOR, representante da UFRuralRJ no Fórum Permanente de Formação Docente do Estado do Rio de Janeiro - FEPAD-RJ, sendo representante suplente deste, junto ao Fórum Estadual de Educação FEERJ, até 2020, além de ter composto o Fórum de Licenciaturas e coordenações da graduação da UFRRJ até 2020. Participou do do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS -IM/UFRuralRJ) de 2010 a 2020. É pesquisadora do GRUPEFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de professores, democracia e direito à educação (INTERINSTITUCIONAL) - acesso ao grupo dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1671966367245005. Foi professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFRRJ), até dezembro de 2021. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc-UIFRRJ). Trabalhos de pesquisa-ensino-extensão na área de formação de professores, direito à educação, políticas públicas em educação, Mulheres, Ecologias Sociais-Ambientais, espaço-território; comunidades e minorias periféricas. (Texto informado pelo autor)
graduate at Licenciatura em Psicologia from Fahupe Ufrj (1992), graduate at Formação em Psicólogo from Fahupe Ufrj (1993), master's at Ciências Pedagógicas from Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2003) and master's at Education from Universidade Estácio de Sá (2005). Has experience in Psychology, focusing on Psychology, acting on the following subjects: educação e cooperativas populares., educação e economia popular, psicologia e educação, sustentabilidade democrática and trabalho e educação.