Psicologia e Educação
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Projetos de vida e escola: a percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida".
-
"Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: Um estudo exploratório na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento".
-
"VOCÊ TEVE ALGUM(A) PROFESSOR(A) COM DEFICIÊNCIA NA SUA FORMAÇÃO?": TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS SURDAS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
-
A chamada da educação: sobre a governamentalização pedagógica nos textos jornalísticos.
-
A concepção de infância nas orientações curriculares para a Educação Infantil: um estudo sobre o documento da Prefeitura de São Paulo no período de 2005-2012
-
A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE COMO SE APRENDE / THE TEACHER'S CONCEPTION OF HOW TO LEARN
-
A constituição do aluno leitor: um estudo etnográfico
-
A dimensão afetiva e a felicidade nos projetos de vida dos jovens: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento.
-
A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre a escolha do curso universitário entre os alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos - ProUni
-
A dimensão subjetiva do trabalho com o jogo: um estudo com professores de Educação Física escolar
-
A Dimensão Subjetiva do Trabalho em Educação Infantil: O Impacto da Desvalorização nos Sentidos Constituídos pelos Professores
-
A Dimesão Subjetiva da Desigualdade Social na Escola: Crianças Invisíveis
-
A Escola e a Família sob o Olhar de seus Agentes: um estudo das representações de pais e professores em uma escola cooperativa
-
A escrita virtual na adolescência: os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romance
-
A formação do psicólogo para a realidade brasileira: identificando recursos facilitadores para a atuação profissional
-
A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS COMO MODELO ATUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
-
A identidade do licenciado em Psicologia: uma análise das regulamentações brasileiras entre 1962 e 2008
-
A importância da participação dos pais na educação escolar
-
A inclusão de crianças surdas em classe de ensino regular: realidade e perspectivas
-
A inclusão escolar: avaliação de mães de alunos com deficiência sobre a participação de seus filhos neste processo.
-
A Maldição da Individuação: reflexões sobre o entrelaçamento prazer-medo e a expressão literária
-
Adriana Conceição Pellegrini Bauer
-
Alfabetização em foco: uma análise do método fônico e sua ascensão no cenário nacional
-
Alunos bolsistas em uma escola particular: um estudo sobre a dimensão subjetiva da desigualdade social
-
Ana Lucia Pellegrini Pessoa dos Reis
-
Ana Maria de Araujo Mello
-
Ana Maria Marques Santos
-
Ana Priscilla Christiano
-
Andréa Regina Marques Chamon
-
Anita Cristina de Azevedo Resende
-
Análise dos discursos \"psi\" acerca da neurose obsessiva
-
Apoliana Regina Groff
-
Aquem dos ideais da educacao ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
-
Atitude tradicionalista em Educação: validação de uma escala e um estudo de mudança de atitude
-
Ação pedagógica do professor de Educação Física: estudo de um tipo de formação profissional científica
-
Benefícios e Entraves da Inclusão Escolar e Social de Crianças com dificuldades no Processo de construção da Linguagem
-
Bruno Foureaux Figueredo
-
Caminhos e descaminhos percorridos por estudantes do ensino médio e portadores do virus HIV, com relação às informações pereventivas a respeito da AIDS.
-
Carine de Almeida Arruda Rhodes
-
Carolina Ruiz Longato Morais
-
Caroline Zamboni de Souza
-
Claudia Regonha Suster
-
Computador vs lápis e papel em atividade de discriminação visual com pré-escolares
-
Crenças sobre Ensino no Cárcere: Percepção de Professores
-
CRÔNICAS DO COTIDIANO UNIVERSITÁRIO: Um Estudo Sobre os Sentidos da Experiência da Graduação no Discurso de um Grupo de Acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
-
Cynthia Maria Jorge Viana
-
Célia Maria Cruz Marques Chaves
-
Da ação à reflexão: a solicitação do meio e a construção das estruturas lógico-matemáticas de crianças com dificuldades de aprendizagem.
-
Da identidade universitária à identidade profissional docente: a FEUSP e a formação inicial de professores para os primeiros anos de escolarização
-
Daniela Barros Pontes e Silva
-
Danyelle Freitas Scali
-
Deficiência mental e discurso pedagógico contemporâneo.
-
Desenvolvimento de competências cognitivas na Educação Básica: memória de reconhecimento, leitura alfabética e orofacial, vocabulário auditivo, consciência fonológica.
-
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aqusição do conhecimento
-
Desenvolvimento do pensamento: um estudo sobre formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização.
-
Do que foi vivido ao que foi perdido: O doloroso luto parental
-
Dolores Manhães Alvares de Oliveira
-
Dra Maria Vitória Campos Mamede Maia
-
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
-
Débora Cristina Fonseca
-
Eliana Prado Carlino
-
Em foco: o ensino da Avaliação Psicológica em cursos de graduação em Psicologia
-
Emílio Nolasco de Carvalho
-
Eni de Fátima Martins
-
Entre frágeis e durões: efeitos da política de assistência estudantil nos modos de subjetivação dos estudantes da Universidade Federal do Paraná
-
Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
-
ENUNCIAR OU RENUNCIAR-SE - O Sofrimento Acadêmico em Rodas de Conversa e Oficinas no Ambiente Virtual: saúde no cotidiano acadêmico
-
Escola que inclui, cidade que educa: apropriações do Programa Mais Educação em uma escola na periferia de São Paulo
-
Escrevivências, pedagogia hip hop e o ensino de história: reflexões sobre o enfrentamento da pandemia na periferia de São Paulo
-
Estudo sobre a implementação da política de Ciclo de Alfabetização no município de Poços de Caldas
-
Expectativa do professor: implicações psicológicas e sociais
-
Fatores que determinam as escolhas dos cursos de maior demanda em concursos vestibulares: um estudo exploratório em Instituições Federais de Ensino Superior.
-
Gestão Escolar: significações de um grupo de diretores sobre o desempenho democrático
-
Heterogeneidade na sala de aula: as representações dos professores de anos iniciais da educação básica
-
Hozana Penha de Souza
-
Indisciplina escolar: um estudo sobre os sentidos e significados de professores e alunos
-
Inteligências na Educação: percepção dos alunos e relação com a escola.
-
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
-
Inventariando a produção do "aluno-problema": a queixa escolar em questão.
-
Inês Hennigen
-
Jamily Fehlberg
-
Joseane Aparecida Bomfim de Barros
-
José Fernando Bittencourt Lomônaco
-
José Passos Lopes
-
Jovens de pré-vestibulares comunitários na PUC-Rio: experiências e táticas no convívio com a alteridade
-
Julia Mayra Duarte Alves
-
Juliana Chioca Ipolito
-
Juliana Lopes da Silva
-
Juliana Prediger
-
Karla Soares Pereira Valviesse
-
Ketty Valéria Simões Franciscatti
-
Leila Maria de Mambre Moreira Thomazette
-
Leonardo Crevelário de Souza Carvalho
-
Letramento e Educação de Jovens e Adultos: habilidades e práticas de leitura de estudantes do Ensino Fundamentel
-
Lilian Rose Ulup
-
Luciana Dadico
-
Lueli Nogueira Duarte e Silva
-
Maria Angela Monteiro Corrêa
-
Maria Beatriz Alonso do Nascimento
-
Maria da Graça de Souza Moraes
-
Maria Goretti Mendes Cruz
-
Maria Isabel Lima Hamud
-
Marina Lara Rodrigues
-
Marina Rodrigues da Silveira
-
Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira
-
Marisa Vieira Ferraz Cunha Nubile
-
Marília Nunes Silva
-
Mayra Patrícia Moura
-
Medidas socioeducativas em meio aberto: a compreensão de jovens autores de ato infracional
-
Medidas socioeducativas em meio aberto: as possibilidades e limites da prática do orientador de medida
-
Memória de reconhecimento de imagens: explorando a participação de processos de fala interna.
-
Miriam Brito Guimarães
-
Márcio Pereira
-
Najla de Albuquerque Assy
-
Neila Maria de Almeida Tomé
-
O aluno que desconcerta: autistas na escola regular
-
O lugar da emoção na avaliação psicológica de dificuldades de aprendizagem: aberturas para a perspectivas histórico-cultural
-
O olhar do jovem para o futuro profissional: descrença ou esperança? Um estudo de caso junto à Escola de aplicação da FEUSP
-
O processo de formação de conceitos e a configuração das mediações pedagógicas: a voz de professores de cursos de formação docente
-
O professor alfabetizador por ele mesmo: retratos da constituição docente
-
O professor Pré-Escolar e o Ensnino de Ciencias na Educação Infantil
-
Ocsana Sonia Danyluk
-
Orientação Educacional: contribuição para uma análise da função
-
Oriomar Skalinski Junior
-
Os significados da Educação Física: depoimentos de professores e alunos
-
Os significados do trabalho para a juventude: um estudo sócio-histórico com adolescentes ricos
-
Os tipos psicológicos, segundo Jung - uma investigação junto ao professor
-
Pareamento típico e multimodelo: efeitos sobre a aprendizagem de discriminações condicionais treinadas e emergentes
-
Paula Rego Monteiro Marques Vieira
-
Percalços de uma travessia na relação com o saber: revisitando a escola particular de elite
-
Percepção das atitudes facilitadoras do professor: elaboração e validação de um instrumento
-
Projetos de vida de jovens universitários: um estudo sobre engajamento social e projeto de vida
-
Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
-
Psicologia da Educação nas Licenciaturas: Considerações sobre uma didática clínica
-
Psicologia escolar e educacional na formação de Psicólogos na Bahia: do desenho curricular à construção do trabalho docente
-
Qualificação e Indicadores de Competências do Orientador Profissional
-
QUEIXA ESCOLAR E ADOLESCÊNCIA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM CAMAÇARI-BAHIA
-
Raquel Lima Besnosik
-
Relações étnico-raciais na escola pública: produção de movimentos de desconstrução do racismo
-
Renata Cardoso Plácido Ayub
-
Renata do Monte Vecina
-
Renata Farche Alves
-
Renata Fischer da Silveira Kroeff
-
Retomando Vygotsky, sua teoria, seu ensino
-
Rháisa Gonçalves Silva
-
Ricardo Costa Otávio
-
ROMPENDO A MORDAÇA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E PROFESSORAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE
-
Sarah Lemes de Almeida
-
Saulo Pequeno Nogueira Florencio
-
Sentidos subjetivos favorecedores da aprendizagem escolar de professores de projeto de vida da rede estadual de ensino no contexto da pandemia de Covid-19
-
Silvia Elena Jeronymo Vian
-
Silvia Szterling Munimos
-
Subjetividade, Inserção Social e Interculturalidade - SISI
-
Tecendo vias de superação dos danos gerados pelo transtorno mental
-
Um estudo sobre o clima emocional no ambiente escolar
-
Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação
-
Validade preditiva de alguns testes de prontidão para alfabetização: um estudo comparativo
-
Vanessa Monteiro Bizzo Lobo
-
Vanessa Petermann Bonatto
-
Vanessa Souza Eletherio de Oliveira
-
Vania Timotheo Nogueira
-
Violência, Preconceito e Propriedade; um estudo sobre a violência a partir da Teoria Crítica da Sociedade
-
Wilson Aparecido Silva