Profa. Dra. Eurize Caldas Pessanha
Eurize Caldas Pessanha é licenciada em Letras e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos, obteve o título de Mestre em Educação na PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1976, e o Doutorado em Educação pela USP - Universidade de São Paulo, em 1992. Realizou estágio de pós-doutorado, como bolsista da CAPES, no Departamento de Curriculum and Instruction na University of Wisconsin - Madison, em 1999 e, em 2010, concluiu estágio de pós-doutorado na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos. Atualmente é professora sênior, credenciada como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2017-1020) e professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas pesquisas e produção focalizam as temáticas: história do Ensino Secundário, cultura escolar, história das disciplinas escolares, currículo e professor. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Cultura escolar (Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação Construiu e coordenou até maio de 2016 a Linha de \pesquisa Escola, cultura e disciplinas escolares no Programa de Pós-graduação em Educação-CCHS/UFMS. Concluiu recentemente os seguintes projetos de pesquisa, ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL EM PERSPECTIVA COMPARADA (1942-1961) e EXPANSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CADA REGIÃO BRASILEIRA (1942 A 1961): ATENDIMENTO À DEMANDA POR AMPLIAÇÃO E POR EDIFÍCIOS ESCOLARES e coordena atualmente o projeto de pesquisa: EXPANSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL DE 1940 A 1970: UMA QUESTÃO DE CLASSE SOCIAL, todos financiados pelo CNPq. Pesquisadora-bolsista do CNPq na área de História da Educação.
graduate at Letras from Faculdade de Filosofia de Campos (1966), graduate at Pedagogia from Faculdade de Filosofia de Campos (1970), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) and ph.d. at Education from Universidade de São Paulo (1992). Has experience in Education, focusing on History of the Education, acting on the following subjects: cultura escolar, professor, formação de professores, historia das disciplinas escolares and didatica.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos