Publicações no BrCris
 

Ghislaine Dias da Costa

Doutorado em Educação pela UFPA (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Docente efetiva lotada na Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Docente do Curso de Especialização em Gestão e Planejamento da Educação e do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo, da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Resistência - Estéticas, Políticas e (Po) Éticas da Diferença na Educação (CUNTINS/UFPA) . Filiada no GT 02 - História da Educação da ANPED. Coordena a Linha de Pesquisa Docência como transgressão e criação de didáticas e currículos outros ? uma perspectiva estética e (po) ética da diferença., Nas confluências da Filosofia da Diferença com a Educação perspectivar o potencial criativo da Educação sob inspiração do pensamento filosófico de Nietzsche, Foucault e Deleuze. Afirmar modos de existência únicos e singularidades transgressoras, especialmente nas práticas docentes. Valorizar narrativas e memórias entendidas como escritas de si de diferentes subjetividades relacionadas à processos de in/exclusão e de histórias ?menores? e saberes desautorizados. Tem experiência na área de Educação, já tendo atuado na docência e Gestão da Educação Básica e do Ensino Superior onde já foi Diretora da Faculdade de Educação. Na docência do Ensino Superior atua principalmente nas áreas de Didática, Currículo, História da Educação, e Educação Inclusiva . Desenvolve pesquisas que utilizam como ferramenta teórico-metodológica a Filosofia da Diferença, de maneira especial o pensamento de Michel Foucault para problematizar a Educação por meio de narrativas autobiográficas e escritas de si.
graduate at Licenciatura Plena em Pedagogia from Universidade Federal do Amapá (2000) and master's at Education from Universidade Federal do Pará (2005). Has experience in Education, focusing on Education-Learning, acting on the following subjects: inclusão, educação especial, formação docente, sujeito and identidade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •