A pesquisadora atua na área de inovação, governança e gestão em tempos de transformação digital tanto na perspectiva de políticas públicas como na perspectiva organizacional. Coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Estratégias para a Transformação Digital, suas temáticas de interesse são: (1) governança pública e corporativa (direcionamento - planejamento estratégico), avaliação e monitoramento de estratégias organizacionais) para otimizar recursos e gerar valor (quais e quando as tecnologias criamr valor para as organizações?); (2) desenvolvimento de capacidades dinâmicas (ordinárias e microfundamentos) e capacidades digitais (capacidades necessárias para implementar a transformação digital);(3) governança de cidades inteligentes e sustentáveis (como as TICs podem ser utilizadas para a melhoria dos processos resguardando os requisitos de sustentabilidade?) e governança de TI. Desde 2021, a pesquisadora integra um grupo de Prospectiva (Inspro) que se dedica a planejamento por cenários, técnica importante no contexto das estratégias para a transformação digital. Com formação na área de exatas (graduação e mestrado) ingressou em 2006 em pesquisas do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação atuando com sistemas tutores inteligentes e sistemas de tomada de decisão para a área da saúde e educação. Nesse período evoluiu suas experiências em processos sistêmicos e interdisciplinares. Concluiu seu doutoramento em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (UnB) em 2015 . Ingressou em 2016 como professora permanente do agora Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação onde ampliou suas pesquisas para organizações em geral, se tornando professora permanente da linha de Governança e Inovação. Nesse curso é professora das disciplinas de Gestão e Governança na Transformação Digital e Governança na Administração Pública e Privada. Atua , desde 2018 regularmente em órgãos da administração pública federal instrumentalizando e acompanhando a implantação de processos de governança de TI (DPU, MJSP e PGFN) Além disso, é professora permanente do Mestrado em Políticas Públicas. Tem certificação na área de Governança de TIC pela ISACA. Dentre os projetos realizados destacam-se os seguintes resultados: Portal de Gestão do conhecimento e accountability para a CGTI/MJSP, o ecossistema para implantação e sustentabilidade dos laboratórios de Criatividade para a Educação Básica (MEC) e um modelo conceitual para um observatório de Transformação Digital para o país.
With experience since 2014, the work has taken place in the area of #8203;#8203;information management, having participated in intelligent management systems, technologies and decision making systems for teaching management. The teacher specialized in the systemic and interdisciplinary processes for decision making using ICT. From the year 2015, he used his experience to develop a systematic systematics of IT to assist in the decision making in the health area. She joined as a permanent teacher in 2016, passing through an area of #8203;#8203;management, IT governance and digital transformation. In this perspective, I participated in area research projects and co-orientation of 3 students during the integration period without a program. Participated in more than 35 training and defense masters banks, guiding more than 7 scientific initiatives. Minister of IT governance and management in Digital Transformation. This year is a result of a period of 3 years of research in the research area. Between 2017 and 2019, it coordinated the follow-up, implementation and re-adaptation of IT governance processes through a TED between a Public Defender's Office and UnB, thus including a UCB as a co-participant in the project. In this project, undergraduate students in management, engineering and master's students actively participate in their studies for the analysis and modeling of problems that are involved in a digital transformation. Classes guided on the first two honorable mentions of scientific initiation in the last two years. Currently, a teacher working on a city governance project is an indicator of sustainability for a city in Brasilia.