Antonio Miguel
Graduated at Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), master's at State University of Campinas (1984) and ph.d. at Universidade State University of Campinas (1993). Has experience in Education, acting on the following subjects: mathematics education, history/philosophy of mathematics, history/philosophy of mathematics education, history/philosophy in mathematics education. More recently, his researches have stressed the relations among mathematics education, discursives and cultural practices and school and non school cultural practices mobilizing mathematical culture.
Possuo Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Desde 1982, sou professor assistente doutor junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sou professor, pesquisador pleno e orientador em nível de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Nesse programa, oriento nas duas linhas de pesquisa seguintes: Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias; Linguagem e Arte em Educação. Fui membro fundador do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM/FE-UNICAMP), da Revista Zetetiké, do Grupo de Pesquisa HIFEM (História, Filosofia e Educação Matemática) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa PHALA (Educação, Linguagem e Práticas Culturais). No interior dessas linhas e desses grupos de pesquisa, desenvolvo e oriento investigações em: estudos decoloniais em educação escolar indisciplinar e em diferentes campos de atividade humana; estudos decoloniais em historiografias culturais e em filosofias da matemática, da educação matemática e na educação matemática escolar; investigações indisciplinares e escritas terapêutico-desconstrucionistas. Os principais autores de referência que constituem o campo de diálogo para o desenvolvimento dessas investigações são Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida. Já a atitude metódica que vem orientando essas investigações é a terapêutico-desconstrucionista.
Áreas De Investigação
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