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Alexy Gaione Viegas de Araújo

Has experience in Arts, focusing on Arts
Professor nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Produção Musical (PUCPR); Licenciatura e Bacharelado em Música (UNESPAR). Pós-Doutorado em Música (USP | 2022), com pesquisa em Análise Musical e Recursos Tecnológicos; Doutor em Música (USP | 2017) com duplo estágio sanduíche (ULaval-Canadá, 2015; e CUNY-Estados Unidos, 2015-2016), na área de Teoria e Análise Musical; Mestre em Música (UFPR | 2010), na área de Interpretação/Processos Criativos; Bacharel em Música Popular (2008 | UNESPAR-FAP) ; com formação em Arranjo (2006) pelo Conservatório de MPB de Curitiba (CMPB). Atua em quatro áreas principais: 1) Teoria e Análise Musical; 2) Música e Tecnologia; 3) Composição e Arranjo; 4) Interpretação. Na área de Teoria e Análise Musical, desenvolveu dissertação de Mestrado (2009-2010) e tese de Doutorado (2014-2017) sobre a relação de Stravinsky com a Música Popular Americana. Realizou visita técnica (2016) ao Instituto Paul Sacher, na Suíça, onde trabalhou com manuscritos originais de Stravinsky. Produz artigos científicos e apresenta palestras sobre questões estéticas e teóricas na música de Stravinsky. Na área de Música e Tecnologia, atuou como consultor (2019) para a criação do novo curso de Produção Musical (Bacharelado em Música), da PUC-PR. Em seu Pós-Doutorado (USP), investiga aplicativos e softwares (como IAnalyse e EAnalysis) para o benefício da Análise Musical. Realiza trabalhos de gravação, edição, mixagem e masterização de som e música no Estúdio/Produtora 3x7 (Curitiba-PR) - com participação na gravação do disco Quebranto (2016), de Yamandú Costa e Alessandro Penezzi (álbum vencedor do XXIX Prêmio da Música Brasileira) - edição de áudio e programação (Airto Moreira, Flora Purim, Luisa Camargo Mariano, Marcelo Mariano, Projota), trilhas sonoras originais (Cinema e Publicidade) e produção musical para novos artistas locais. Ministrou o curso "DAW para iniciantes: Gravando e Editando Áudio e MIDI" na 38ª Oficina de Música de Curitiba (2021). Possui certificação oficial pela Avid (2013) para operação dos softwares de áudio Pro Tools HD e Pro Tools Native. Na área de Composição e Arranjo, sua obra intitulada Música para o Corredor das Ilusões (2017) foi apresentada na exposição Circonjecturas, do artista plástico Rafael Silveira, entre maio e agosto de 2017 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com visitação de mais de 90 mil pessoas (a mesma exposição foi exibida no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, de janeiro à maio de 2018). Ainda como compositor, sua obra Frevo (2007) foi apresentada na final nacional no Prêmio Furnas Geração Musical (2008) pelo conjunto instrumental Conversa Afiada, do qual fez parte como pianista. Com a mesma obra, obteve o primeiro lugar no I Concurso de Composição da FAP, em (2008). Como arranjador, realizou orquestrações originais (desde 2015) da obra de Janacek, Schumann e Schubert e reduções para piano da obra de câmara de Stravinsky (2017). Possui experiência com Leis de Incentivo, tendo sido proponente e coordenador do projeto CD do Grupo Jazz Cigano Quinteto (2016), aprovado pelo Mecenato Municipal de Curitiba e patrocinado pela Caixa Cultural. Atuou na docência de nível superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR | Estágio Docente), onde lecionou as disciplinas de Editoração Musical, Piano e Arranjos Instrumentais (2009-2010); foi professor de Harmonia no Conservatório de MPB de Curitiba (CMPB, 2011-2012) e professor particular de Harmonia e Piano. Parecerista de publicações e comunicações na subárea Teoria e Análise Musical.

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