Publicações no BrCris
 

Cleane Medeiros da Costa

Em 2012 ingressara na UNEB- Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina, para o curso de Licenciatura em História por afinidade. Embora a formação legue o ofício do Historiador e professor de História, abrangeu as grandes áreas das Ciências Humanas tais como: Sociologia Literatura e Filosofia. Em 2017 ingressara para o Rizoma Grupo de Teatro, grupo que assume a morfologia de um Teatro-metafísico que enriqueceu a experiência enquanto professora por tornar o profissional mais dinâmico e espontâneo. Em Agosto de 2017 defendeu-se a monografia: Abram as Cortinas!:O Grupo de Artes Cênicas Condor e os movimentos culturais em Jacobina e região 1986-1998, no qual apresentou-se também o contexto sociopolítico do período. A pesquisa de Mestrado "UM DEBATE SOBRE A INVENÇÃO DO SUJEITO: AS FERRAMENTAS DE AUGUSTO BOAL E A IRREVERÊNCIA TEATRAL JACOBINENSE" financiada pela CAPES, fora desenvolvida entre os anos 2018 e 2020 no Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural para a obtenção do título de mestre. O curso em Crítica Cultural, por sua vez, reforçara e expandira os conhecimentos nas Ciências Humanas e os resultados dos esforços no campo do estudo e da pesquisa intelectual podem ser vislumbrados junto a produção bibliográfica. Tendo Organizado os livros: EDUCAÇÃO E CRÍTICA CULTURAL: um olhar sobre letramento, inclusão e diversidade, Editora Bordô-Grená, (2020) e POLÍTICAS DA ESCRITA: Cartas, Diários e Crônicas (1960-1980), Bordô-Grená, (2020). Além de outros, o artigos intitulado: VERDADE OU INVENÇÃO DO FEMININO: Os Álbuns de Família de Aracy Esteve Gomes (1950 -1966) é capítulo de livro publicado pela EDUFBA, (2021). Ademais, também no campo da literatura fora impressa poesia latente da agonia de seu tempo. "Acalento" foi o poema classificado para compor a coletânea Água, fogo, terra e ar: elementos em criação poética. EDUFBA, (2020). Atualmente é aluna no curso de Doutorado em Crítica Cultural e pesquisa a peça El Muerto em El Dorado, montagem que denuncia o assassinato de um artista Jacobinense.
The affinity for culture, for the arts, especially the Performing Arts, has already surfaced in childhood. From an early age to accompany the regional festivities, with reference to a sudden father, who bequeathed me the ability with words, string and poetry. As a child, I participated in many events related to culture, presenting cords, poetry, plays and even dancing in the events of the city where I grew up, Várzea Nova, in small villages and surrounding towns. I was a member of the Brilhart Performing Arts Group in the city, directed by Jair Santana, (Jotta Esse). Participation in the group was between 2000 and 2004, although young, I always took the theater seriously. When the management of the initiators of the project in the city hall of the city ended, the group was without support and finished. However, Feeling grown up, we set up the group itself in the same year that the late Brilhart ended and gave him the name Farracho. This experience was until the year 2008, when I left the city, but still remained bound for some time supporting the group in the composition of texts for the montages. In 2012, I joined UNEB - University of the State of Bahia, Campus IV, Jacobina, for the course of Degree in History by affinity. And, the area of ​​CBT research could not be otherwise! In 2015, I began researching the theater in Jacobina between 1986-1998. In 2012 I also worked in a private network school Recanto do saber (Jacobina) as a Theater teacher where I remain until now. In 2015 I joined and performed as an actress in the Condor Performing Arts Group, for which I had admiration since childhood, and for this and several other reasons such as accessibility to good documentation, this group is one of the most important focuses of which I address my researches. The group is inactive due to lack of cast. In 2007 he entered the Rizoma Theater Group, a group that assumed the morphology of a Theater-metaphysical, whose main branch is the symbiosis between the actor, as a militant, and the ramifications of his making. Thus, the metamorphic agents apply their poetic and answering looks. The decaying, denuding, renaming themselves echo in the practical modality of their actions as symbols, even of resistance. In August of 2017 I defend the monograph: Open the Curtains !: The Condor Performing Arts Group and the cultural movements in Jacobina and region 1986-1998.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •