Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto. Também é pesquisadora do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS/FAMED/UFC).
graduate at Biblioteconomia from Universidade Federal do Ceará (1992), master's at History from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Ceará (2003). Has experience in Information Science, focusing on Information Science, acting on the following subjects: ciência da informação, memória social, memória e patrimônio digital, pesquisa histórica and formaçào profissional do bibliotecário.