Pós-doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No campo da pesquisa, tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação e saúde; educação especial e inclusiva; formação de professores; dificuldades de aprendizagem; escola, família e sociedade; psicopedagogia; educação e representações sociais. É filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). É Editora chefe da Revista Imagens da Educação e da Revista Acta Scientiarum Education. É membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). É membro do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida. É membro do Grupo Gestão e Desenvolvimento (GEDES). No campo da gestão acadêmica, exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação em dois mandatos (1998-2000; 2012-2014), Diretora de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Maringá (2014-2017) e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2018-2020). E-mail: sfryaegashi@uem.br https://www.researchgate.net/profile/Solange-Yaegashi
graduate at Psicologia from Universidade Estadual de Maringá (1989), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1992) and ph.d. at Education from Universidade Estadual de Campinas (1997). Has experience in Psychology, focusing on Education and Learning in the Classroom, acting on the following subjects: aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento, dinâmica familiar and desenvolvimento cognitivo.