Publicações no BrCris
 

Rogério Rodrigues

Graduate at Educacao Fisica from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), master's at Education from Faculdade de Educação (1997) and ph.d. at Education from Universidade Estadual de Campinas (2004). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação, fundamentos da educação, psicanálise, psicologia da educação and educação física.
Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1987), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp (1997) e doutorado em Educação - Unicamp (2004). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE (USP), Brasil na área de Filosofia da Educação (2016-2017). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI vinculado a área de Educação em Ciências do Instituto de Física e Química (IFQ/UNIFEI) atuando diretamente nos cursos de licenciaturas (Física, Química, Matemática e Biologia). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (IEPG/UNIFEI). Professor do curso de especialização lato sensu em ?Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade?, do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI/UNFEI/CNPQ) e participa como pesquisador colaborador da Rede Ibero-americana de Pesquisa - Rede Emilí@ (https://www.pucminas.br/projetoemilia/Paginas/default.aspx) que estabelece parceria acadêmico-científica nacional com: 1. Núcleo de Pesquisa Social (DGP/CNPq) - PUC Minas; 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Interdisciplinar (GEPEI/DGP/CNPq) ? UNIFEI; 3. Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia da Infância (GRUPEGI ? DGP/CNPq) - UFF/UFJF; 4. Grupo de Estudos e Pesquisas Território dos Estudos da Infância (TEI/DGP/CNPq) ? UERJ; 5. Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos- NUPEIA" (UFPA/CNPq) ? UFPA; 6. Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural ? UFF; 7. Grupo de Estudos e Pesquisas Arte e Linguagens Contemporâneas ? Universidade Mackenzie; 8. Núcleo Interdisciplinar de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (NIPE/DGP/CNPq) ? PUC Minas. A Rede Ibero-americana de Pesquisa - Rede Emilí@ estabelece também parceria acadêmico-científica internacional: 1.Universidade do Porto - Portugal; 2. Universidad Nacional del Camahue - Argentina; 3. Universidade Metropolitana Autônoma do México e 4. Universidade de Sevilha - Espanha. Foi coordenador pro tempore do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Conforme Portaria Nº 366, de 04 de maio de 2018 nomeado para avaliação Institucional Externa do SINAES, para o ato autorizativo de autorização de cursos de graduação e passa a integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? BASis (Ministério da Educação - MEC). Tem experiência na área de Educação - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalha na linha de pesquisa: Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação; Metodologias de Ensino; Educação do corpo; Educação, Saúde e Trabalho. Desenvolveu os projetos intitulados: a) Clínica da Cultura - A educação e a crueldade: o ensino da barbárie tendo como base as práticas educativas instituídas no ambiente escolar (Projeto Fapemig Universal/2006 SHA 1929/06); b) Educação e Psicanálise As dinâmicas das práticas educativas e os mitos sobre as causas das dificuldades escolares: os problemas de aprendizagem (Projeto Fapemig Universal/2008 SHA - APQ-00070-08) e c) A educação entre as práticas e os discursos: a aprendizagem escolar e o processo de formação cultural do sujeito. (Projetos de Pesquisa em Educação Básica Acordo CAPES FAPEMIG/2013 APQ-03301-12).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •