Publicações no BrCris
 

Guilherme de Almeida Xavier

Master and PhD in Design by Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Guilherme Xavier is coordinator of PIUES, researcher linked to DeSSIn, researcher at LINC-Design, supervisor of NINJA and member of Digital Media Structuring Teaching Core within Arts and Design Department of the same University. With interest of study on analogical and digital games in their productive, projective, interactive, visual, social and historical dimensions, he works teaching academic disciplines related to design, imagery and interactive digital media; and also features as ludologist and consultant for integrating educational, instructional, and artistic strategies with entertainment approaches. Journal editor of Acta Ludica (ISSN 2527-0257) and game designer at Donsoft Entertainment, as well as author and speaker at symposiums and conferences in the field of electronic entertainment, he researches and produces science fiction literature, taking the genre as opportunity to discuss trends in social, technical and environmental spheres.
Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é coordenador do PIUES (Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade), pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), pesquisador pelo LINC-Design (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e membro do Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Tendo como interesse de estudo jogos analógicos e digitais em suas dimensões produtivas, projetuais, visuais, interativas, sociais e históricas, atua como professor de disciplinas acadêmicas relacionadas a projeto, imagem e mídia digital interativa, e se apresenta também como ludólogo e consultor para estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas. Editor da revista internacional Acta Ludica (ISSN 2527-0257), ludólogo e game designer da Donsoft Entertainment, além de autor e palestrante em simpósios e congressos na área do entretenimento eletrônico, investiga e produz ficção científica, tendo nesse gênero literário oportunidade de ensaiar perspectivas projetivas sobre tendências para as esferas sociais, técnicas e ambientais.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •