Publicações no BrCris
 

Dulce Mari da Silva Voss

Doutora em Educação (2012), Mestra em Educação (1999), Especialista em Educação (1995) e Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura Plena em História (1991) pela Universidade Federal de Pelotas. Concluiu Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sob supervisão do professor Dr. Jefferson Mainardes, desenvolvendo a pesquisa "POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO NA CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DO NEOCONSERVADORISMO". Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Bagé - RS), atua na Área da Educação nos Cursos de Graduação - Licenciaturas. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural de 2014 a 2017 e em 2019 (UNIPAMPA/Campus Bagé). Atuou como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (UNIPAMPA) de 2017 a 2022. É membro do Comitê Científico do Instituto Conexão Sociocultural (CLAEC), Atua na Rede Decolonial Latino-americana (ReDecoLat). Autora e organizadora do livro Cartografias, Desterritórios e Maquinações em Educação (Editora Bordô Grená, 2019) e do livro "Mulheres escrevendo e pensando com mulheres: filosofias, infãncias e educação" (Nefi/UERJ, 2022), participou como autora da coletânea Decolonialidade a partir do Brasil, organizado pelo Coletivo Decolonial Brasil (Editora Dialética, 2020) e do livro Gêneros e Práticas de Subjetivação: sujeições, insurreições e estéticas da existência (Editora Publishing, 2020). Pesquisadora vinculada à Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Associação Brasileira de Currículo (ABDC) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as (ABPN). Líder do Grupo de Pesquisa Philos Sophias, Em seus estudos e pesquisas opera com as teorias pós-estruturalistas e as filosofias da diferença em Nietzsche, Foucault, Deleuze, Guattari, Espinosa, Derrida, Rolnik, Pelbart, nos estudos de gênero e sexualidade a partir de Louro, Butler, Preciado, Paraíso, no campo de análise das políticas educacionais com base em Laclau, Mouffe, Ball, Appel, Mainardes, Tello, na temática decolonialidade com base em Mbembe, Maldonado-Torrez, Bernardino Costa, Rufino, Sodré, dentre outros/as/es.
graduation at Estudos Sociais Licenciatura Plena História from Universidade Federal de Pelotas (1991), master's at Mestrado Em Educação from Universidade Federal de Pelotas (1999) and doctorate at Education from Universidade Federal de Pelotas (2012). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: filosofia da diferença, educação, estética da existência, corpos and currículo.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •