Possui graduação em Letras / Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa (2017), com ênfase em Educação a Distância e eLearning. Membro efetivo do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, Santarém-Portugal. Professora adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES da disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação como Apoio Educacional, no curso de Pedagogia, da UFES. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD/UFES, em parceira Capes/UAB/UFES, o período de 2015 a 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação e Educação a Distância. Coordenou o Curso de Especialização Formação de Mediadores em EAD, em convênio UFES/UAB/Capes. Coordenou a equipe de formação do PROUCA, no Espírito Santo. Coordenou o Projeto de Investigação MIMETIC, em cooperação com a Universidade de Poitiers, França, no período 2009/2011. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Educacionais - ABEHTE, no biênio 2012/2013. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional-NEPEHTE na Universidade Federal do Espírito Santo (Cnpq). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Humanização e Técnica - GEPHT (Cnpq). Atua nos seguintes temas: educação a distância; eLearning; tecnologias e educação; formação de professores em ambientes virtuais; hipertexto e tecnologia educacional; cultura digital; humanização e técnica.
bachelor's at Letras / Português from Universidade Federal do Espírito Santo (1976), master's at Education from Universidade Federal do Espírito Santo (2001) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (2006). Has experience in Education, acting on the following subjects: mídia, tecnologia digital, educação e novas tecnol, formação de professores, insitutos superiores de e, tecnologias e educação; formação de professores; i, ead, dependência, adaptaçãi and ead, dependência, adaptação, novas tecnologias e e.