Publicações no BrCris
 

Mario Cesar Ricci

I am graduate in Mechanical Engineering by the San Carlos School of Engineering (1983); Specialist in Fine Mechanics (Mechatronics) by the Center for Fine Mechanics of the EESC-USP (1984); Master degree in Space Science / Orbital Mechanics by the National Institute for Space Research ( 1989) and Ph.D. in Engineering and Space Technology by the National Institute for Space Research (1997). I am a Technologist of the National Institute for Space Research and Professor of Civil Society for Education Braz Cubas (UBC-Braz Cubas University). I have experience in Mechatronics Engineering, with emphasis on electro-optical-mechanical mechanisms, working mainly in the attitude and Orbit Control Systems in the topics coverage but not restrict to: control, dynamic systems, electric motors in general (step motors), modeling, sensors in general (horizon sensors) and actuators (reaction wheels).
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1983); Especialista em Mecânica Fina (mecatrônica) pelo Centro de Mecânica Fina da EESC-USP (1984); Mestrado em Ciência Espacial/Mecânica Orbital pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989) e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). É tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência em Engenharia Mecatrônica, com ênfase em Projetos eletro-óptico-mecânicos, atuando principalmente na área de Sistemas de Controle de Atitude e Órbita, Tribologia e Mecanismos Espaciais, nos temas que abrangem mas não se restrigem a: controle, sistemas dinâmicos, motores elétricos em geral (motores de passo), modelagem, sensores em geral (sensores de horizonte), elementos de máquinas (mancais de rolamento e deslizamento) e atuadores para satélites (rodas de reação). Professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais e Controle do INPE

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •