Graduada em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (Português, Inglês e Alemão, 1978). Tem mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial de 9 Revistas Científicas da área, incluindo Intercâmbio (PUC-SP, 1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) e Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É Professora Associada no Departamento de Estudos da Linguagem e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, vinculado à ANPOLL. Pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais, Avaliação de Aprendizagem, Identidades Docentes e Linguística Sistêmico-Funcional.
graduated in languages Translation and Interpretation from Centro Universitário Ibero Americano (Portuguese, English and German, 1978). She has an d M.A. and Ph.D. in Applied Linguistics from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 and 1998) and post-doctoral studies at the State University of Campinas (UNICAMP, 2007). She is an associate professor in the Department of Language Studies at the Lavras Federal University and member of 9 Editorial Boards of scientific journals, among which are: Revista Intercâmbio (PUC-SP,n1413-4055), Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP, 0102-445) and The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). Acted as vice-coordinator and coordinator of the Work Group Educators Education in Applied Linguistics, linked to the National Association of Graduate Studies in Languages and Linguistics (ANPOLL). She is a permanent professor with the Graduation Program in Letters. Her research interests are in the area of Applied Linguistics, with emphasis in Teacher Development, Education, Additional languages Teachind and Learning, Learning Evaluation, Teachert Identity and Systemic-Functional Linguistics.