Doutor em Ciências da Educação na especialidade de Política Educativa, com pesquisa em Política Educativa e Avaliação das Aprendizagens, pela Universidade do Minho - Braga/Portugal; Mestre em Educação na área de conhecimento Estudos em Avaliação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas - São Paulo, tem agregação curricular de Pós-Graduação em educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas/São Paulo (sob acompanhamento do Professor Doutor Luiz Carlos de Freitas na unidade curricular de Avaliação: Ideologia e Procedimentos e da Professora Doutora Nora Rut Kraswczyk, na unidade curricular de Política Educacional e Regulação Social; Pós-Graduado em Docência Superior pela Universidade Gama Filho-UGF/Rio de Janeiro. Licenciado em Ciências da Educação na especialidade de Linguística Francês pela Universidade Agostinho Neto - UAN Angola. Membro efetivo (n.º 1191) da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE, Investigador colaborador do Centro de Investigação da Educação (CIED) da Universidade do Minho, na linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Tem experiência docente no ensino superior, secundário e básico. Tem interesse em estudos sobre política educativa, avaliação educacional de alunos, institucional das escolas, avaliação externa da escola e alunos e formação e profissão docente.