Essa pesquisa busca aprofundar o conhecimento do design gráfico através da sua atuação no mercado publicitário. Para isso serão analisados os anúncios de automóveis publicados na revista O Cruzeiro, entre os anos de 1968 e 1972. A discussão possibilita entender como o mercado publicitário atuava no período sob influências culturais e sociais não apenas do Brasil, mas também dos Estados Uniodos. Para isso, falaremos dos anúncios publicitários criados por Bill Bernbach, em um período em que a publicidade mundial passou por grandes mudanças. Assim, analisaremos a fundação e evolução da revista O Cruzeiro, algumas publicidades veiculadas, desde o início do século XX até chegar ao período acima citado. As análises foram baseadas na técnica desenvolivida por Robert Willian Ott, intitulada Image Watching, e com isso iremos demonstrar como os desenvolvimentos dos layouts dos anúncios publicitários veiculados na época influenciavam a população brasileira. Os resultados obtidos nesta pesquisa asseguram a necessidade de aprofundar este estudo pela técnica desenvolvida pelo professor Ott, aplicadas ao mercado publicitário.