A Concepção de Natureza na Geografia Escolar: uma análise das representações sociais de estudantes do ensino fundamental Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • As transformações socioespaciais têm provocado grandes preocupações acerca dos problemas ambientais e a Geografia possui relevante papel já que um dos seus conceitos-chave é a natureza. Natureza é um conceito de múltiplos significados que variam no tempo e no espaço. Na Geografia, o conceito de natureza passou por diversas transformações que influenciaram o modo de fazer ciência e de ensinar os conteúdos geográficos, tendo possivelmente consequências na elaboração da ideia de natureza pelos educandos. Diante do movimento de renovação da geografia escolar nas últimas décadas em que é chamada a atenção para o seu papel transformador, é possível questionar a concepção de natureza que está sendo construída nas aulas de Geografia. Esta é uma questão de suma importância porque a concepção de natureza influenciará no discernimento dos educandos acerca das questões ambientais. Nesta perspectiva, o presente trabalho possui como objetivo geral a análise da concepção de natureza construída pelos estudantes do ensino fundamental a partir dos conteúdos escolares de Geografia. Os objetivos específicos são: compreensão do conceito de natureza no âmbito da ciência geográfica a partir do século XIX e sua abordagem no ensino; investigação das representações sociais de natureza dos estudantes; análise destas representações sociais discutindo suas relações com as concepções de natureza presentes na ciência geográfica romântica, antropocêntrica e geossistêmica. A metodologia é qualitativa e as ações: 1) revisão teórica sobre a conceituação de natureza na Geografia em três momentos que marcaram sua sistematização e transformações epistemológicas: o paradigma holista, o paradigma positivista e o paradigma ecológico (Moreira, 2008); 2) levantamento das representações de natureza dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental com base na teoria das representações sociais (Moscovici, 1978); 3) aplicação de questionários com docentes para a caracterização do grupo participante e informações complementares; 4) análise de conteúdo dos dados levantados. No que tange aos resultados, a concepção de natureza dos estudantes nas aulas de Geografia é plural e multifacetada, pois não se trata de uma visão influenciada por determinada corrente filosófica do pensamento geográfico, mas de ideias que expressam ora uma natureza idílica e contemplativa, e ora uma natureza de uso-recurso. A maioria dos estudantes entende natureza numa perspectiva romântica e naturalista, apresentando-a como uma parte do espaço que não sofreu alteração pelo homem. Outra parcela significativa de estudantes entende natureza numa perspectiva utilitarista e antropocêntrica, colocando-a como recurso indispensável. Portanto, os mapas mentais e falas apresentam uma ideia de natureza exterior ao homem e que pode ser contemplada e/ou dominada por ele. Os docentes de Geografia partilham da visão de natureza de seus estudantes, caracterizando-a como exterior ao homem, mas ressignificada por ele no contexto de suas práticas sociais. Além disso, afirmam a relevância, as dificuldades metodológicas e as necessárias mudanças no ensino de natureza. O trabalho constata a importância da geografia escolar na construção da representação social de natureza, e aponta como possibilidade teórico-metodológica a aplicação das representações sociais em pesquisas neste campo.
  • Sociospacial transformations have provoked major worries concerning environmental problems. In this context, Geography has an essential role as one of its key concepts is nature. However, this concept has multiple meanings which vary according to time and space. In Geography, the concept of nature has been through a number of transformations which have influenced the ways of dealing with science and of teaching Geography contents. This has consequences in elaborating the idea of nature by students. Concerning the geography renovation movement at schools during the last decades, in which attention is focused to its transforming role, it is possible to question the conception of nature which has been constructed during Geography classes. This is a major concern as the concept of Geography shall influence students understanding concerning environmental questions. From this perspective, the present work aims at analyzing the conception of nature constructed by students at elementary school from the school content presented by Geography. The specific objectives include understanding the concept of nature in the field of geographic science from the XIX century on and its approach concerning teaching; investigating students social representations about nature; analyzing these social representations discussing its proximities and distancings in relation to the concepts of nature present in geographic science romantic, anthropocentric and geosystemic conceptions. The methodology starts from the qualitative research approach regarding the following actions: 1) literature review about the concept of nature in Geography in three moments which have marked its systematization and epistemological transformation; the holistic, the positivist and the ecologic paradigms (Moreira, 2008); 2) collecting data concerning social representations of nature form students from the sixth grade at elementary school based on the theory of social representation (Moscovici,1978); 3) conducting questionnaires with teacher in order to characterize the participating group and obtain complementary information; 4) analyzing collected data. The conception of the nature of students in geography classes is plural and multifaceted, because it is not a vision influenced by particular philosophical current geographical thought, but of ideas that express either an idyllic and contemplative nature, and now a nature use-feature. Most students understand nature from a romantic and naturalistic perspective, presenting it as a part of space that has not been altered by man. Another significant part of students understands nature from a utilitarian and anthropocentric perspective, placing it as an indispensable resource. Therefore, the mind maps and speeches present an idea of nature external to man and that can be contemplated and / or dominated by him. The teachers of Geography share the vision of nature of their students, characterizing it as external to man, but re-signified by him in the context of his social practices. They affirm the relevance, the methodological difficulties and the necessary changes in the teaching of nature. This work notes the importance of school geography in the construction of the social representation of nature, and points out a new methodological and theoretical possibility through the application of social representation theories in this research field.

data de publicação

  • 2016-01-01