Publicações no BrCris
 

Marcos Antônio Campos Couto

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP-UERJ campus São Gonçalo. Desde 2012 compõe o Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado) da UERJ-FFP, dedicando-se a Linha de Pesquisa "Ensino de Geografia e Produção Social do Espaço". Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção Niterói (2021-2023). Em 2014 realizou Estágio de Pós Doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de propor uma didática da geografia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Desde 2016 é Vice-Lider do Grupo do Estudo e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil e na América Latina - HISTEDBR BAIXADA FLUMINENSE do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde 2022 é membro do Grupos de Pesquisas sobre Ensino de Geografia e Formação Docente do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, livros didáticos, construção de conceitos científicos, pedagogia histórico-crítica, marxismo e produção social do espaço e formação de professores.
bachelor's at Geografia from Universidade Federal Fluminense (1988), master's at Education from Universidade Federal Fluminense (1994) and doctorate at Geography from Universidade de São Paulo (2005). Has experience in Geography, acting on the following subjects: ensino de geografia, conceitos geográficos, produção social do espaço, formação de professores de geografia and marxismo e ensino de geografia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •