R-evolução na Mobilidade Urbana no Município do Rio de Janeiro: Foco na Pauta da Governança Pública Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O presente trabalho direciona seus esforços para o estudo da mobilidade urbana e o legado deixado na capital do Rio de Janeiro após a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Para tanto, com o escopo de analisar a situação da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o estudo dividirá sua análise em quatro seções: os desafios da mobilidade urbana nos centros urbanos, os impactos sociais, ambientais e econômicos que advêm da problemática do mote, leitura dos institutos jurídicos e as modificações na infraestrutura de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, a primeira seção abordará questões pontuais como o tempo dedicado diariamente no deslocamento pendular (casa-trabalho), a acessibilidade aos modais de transporte e as perdas socioeconômicas no trânsito brasileiro. A segunda seção restringe-se à análise dos impactos sociais, ambientais e econômicos que um sistema de mobilidade ineficiente e de baixa qualidade pode causar no ambiente urbano. A terceira seção contemplará a legislação brasileira pertinente à matéria de mobilidade enquanto trabalha a noção de governança pública cooperativa entre os entes federativos de uma Região Metropolitana. A quarta seção, por sua vez, analisará a infraestrutura da mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro após os investimentos recebidos para que a cidade estivesse em condições de sediar adequadamente os grandes eventos esportivos.
  • This paper focuses on the study of urban mobility and the legacy left in the capital of Rio de Janeiro after the 2014 World Cup and the 2016 Olympic Games. In order to analyze the situation of urban mobility in Metropolitan Region of Rio de Janeiro, the study will divide its analysis into four sections: the challenges of urban mobility in urban centers, the social, environmental and economic impacts of the subject problems, reading of legal institutes and changes in mobility infrastructure in the city of Rio de Janeiro. Thus, the first section will address specific issues such as daily time spent on commuting (home-work), accessibility to transport modes and socioeconomic losses in Brazilian traffic. The second section is restricted to the analysis of the social, environmental and economic impacts that an inefficient and poor quality mobility system can cause in the urban environment. The third section will contemplate the Brazilian legislation pertinent to the subject of mobility while working the notion of cooperative public governance among the federative entities of a Metropolitan Region. The fourth section, in turn, will analyze the infrastructure of urban mobility in the city of Rio de Janeiro after the investments received so that the city could adequately host major sporting events.

data de publicação

  • 2018-01-01