Bumba-Meu-boi no palco e na festa: teatro e cultura popular no Piauí Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • A dissertação parte da ideia do poeta Torquato Neto (1968) de que a cultura popular pode ser incorporada em trabalhos artísticos de diferentes maneiras. A partir dessa questão, analisamos distintas práticas ligadas ao Bumba-meu-boi, tanto pela perspectiva de produções teatrais quanto de grupos de cultura popular. A pesquisa busca refletir sobre as diferentes formas de entender o popular por meio de dois eixos que se complementam: (1) compreender como personagens e narrativas populares são repetidamente trabalhadas ao longo da produção teatral do Piauí e perceber como tais incorporações da cultura popular pelo teatro se dão de formas bastante diversas. Para tal, analisamos dois espetáculos do estado: O Boi Nacioná (1975), de Gomes Campos e Berra Boi (2016), de Raízes do Nordeste; (2) compreender como os artistas que participam do Bumba-meu-boi em Parnaíba, Piauí (especialmente os vinculados ao grupo Novo Fazendinha) percebem as renovações estéticas promovidas pelos grupos e apresentadas no âmbito do São João da Parnaíba
  • The dissertation starts from the idea of the poet Torquato Neto (1968) that popular culture can be incorporated into artistic works in different ways. From this issue, we analyzed different practices related to Bumba-meu-boi, from the perspective of theatrical productions as popular culture groups. The research seeks to reflect on the different ways of understanding the popular through two axes that complement each other: (1) understand how characters and popular narratives are repeatedly worked over the theatrical production of Piauí and understand how such incorporation of popular culture in the theater are given quite different ways. For that, we analyze two spectacles of the state: O Boi Nacioná (1975), by Gomes Campos and Berra Boi (2016), by Raízes do Nordeste. 2) understand how the artists who participate in Bumba-meu-boi in Parnaíba, Piauí (especially those linked to the Novo Fazendinha group) perceive the aesthetic renewals promoted by the groups and presented in the context of São João da Parnaíba

data de publicação

  • 2018-01-01