A profissão docente na Escola Regional de Meriti (1921-1954) Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A pesquisa tem como finalidade analisar a história da profissão docente na Escola Regional de Meriti, que foi uma instituição que ficou conhecida por ter sido fundada e dirigida pela professora Armanda Álvaro Alberto, intelectual participante do movimento escolanovista na década de 1920. Como recorte temporal a pesquisa abrangeu o período de 1921, ano de formação da Escola proletária de Meriti até 1954, momento este de atuação da professora Martha Ignez Rossi, tendo em vista a sua importância para a instituição escolar. Pretendemos identificar o corpo docente da escola entre os períodos de 1921 até 1954, procurando registrar os conteúdos e ofícios ensinados, as forma as formas de seleção e os perfis profissionais, percebendo suas influências na formação dos alunos. Procuramos perceber a contribuição dos professores no processo de consolidação do projeto escolar na Baixada Fluminense O estudo procura analisar a influência dos docentes na comunidade meritiense, percebendo as interfaces entre a história local e a instituição escolar. Diante desta prerrogativa, nos propomos mostrar como a escola representou e enxergou o território a qual estava inserida. No que confere aos debates sobre o ruralismo e o escolanovismo em Meriti, procuramos investigar como exerceram influência no magistério da escola, identificando os mecanismos sociopedagógicos empregados pelos professores na formação discente. Através de Antonio Nóvoa e Libânia Xavier buscamos entender o percurso da história da profissão docente. Na compreensão do território local, adotamos como referencial teórico o conceito de região e regional proposto por Luciano Mendes Faria Filho enquanto posição de análise e sentido epistemológico. Para a percepção da história local da cidade de Duque de Caxias apropriamos dos processos de leituras das obras de Marlúcia Santos de Souza, Tânia Amaro e Antonio Augusto Braz.
  • The research aims to analyze the history of the teachers in the Regional School of Meriti, which was an institution known to have been founded by teacher Armanda Álvaro Alberto, an intellectual participant of the Columbian movement in the 1920s. As a temporal cut, the research covered the period of 1921, the year of formation of the Proletarian School of Meriti until 1954, when there was the action of the teacher Martha Ignez Rossi, considering her importance for the school institution. We intend to identify the teaching staff of the school between the years 1921 and 1954, trying to register the contents and crafts taught, the forms of selection and the professional profiles, perceiving their influences in the formation of the students. We seek to understand the contribution of teachers in the consolidation process of the school project in Baixada Fluminense. The study aims to analyze the influence of teachers in the community of Merit, perceiving the interfaces between local history and the school institution. Faced with this prerogative, we intend to show how the school has represented and saw the territory to which it was inserted. Concerning the debates about ruralism and Escolanovismo in Meriti, we try to investigate how they exerted influence in the magisterium of the school, identifying the sociopedagogical mechanisms employed by the teachers in the student s formation. Through Antonio Nóvoa and Libânia Xavier we tried to understand the course of the historical teaching profession. In the understanding of the local territory, we have adopted as theoretical reference the concept of region and region proposed by Luciano Mendes Faria Filho as a position of analysis and epistemological sense. For the perception of the local history of Duque de Caxias, we appropriated the processes of reading the works of Marúcia Santos de Souza, Tânia Amaro and Antonio Augusto Braz.

data de publicação

  • 2017-01-01