Este trabalho dedica-se às questões das narrativas, limiar e programa vazio, em conformidade com o pensamento de Walter Benjamin e Michel Foucault, respectivamente. O campo em que elas são fertilizadas é a socioeducação no Estado do Espírito Santo, de maneira que toda argumentação da tese remeterá o leitor à dimensão ético-política que elas comportam e às apostas que são feitas nesse contexto. O caráter imagético e a experiência que atravessam as narrativas dos trabalhadores da socioeducação possibilitaram não só a insurgência e a composição dos corpos enfado, escudo, contorcionista, aprisionado, indignado e híbrido, conectados a todo texto da tese, como orientou o percurso metodológico que encontrou nas imagens e no estilo de montagem certo modo de fazer operar conceitos e campo como indissociáveis.O limiar e o programa vazio assumem funções éticas e coletivas em relação às práticas socioeducativas em curso, na medida em que visam à produção de espaços outros e de esvaziamento dos programas plenos de normativas, cuja tendência é produzir e reforçar fronteiras, enquadramentos e concepções carregadas sobre o fazer, sobre os corpos adolescentes e trabalhadores e sobre as relações que são estabelecidas intramuros das unidades socioeducativas. Os corpos-narrativas em evasão são campos em luta que se constituem entre programa vazio, limiares, fronteiras e enquadramentos no contexto da socioeducação
This work is dedicated to the issues of narratives, the threshold and the empty program, in accordance with the thinking of Walter Benjamin and Michel Foucault, respectively. The field in which they are fertilized is Socioeducation in the State of Espírito Santo, so that all argumentation of the thesis will refer the reader to the ethical-political dimension that they entail and to the bets that are made in that context. The imaginary character and the experience that cross the narratives of the workers of socioeducation enabled not only the insurgency and the composition of anger, shield, contortionist, imprisoned, indignant and hybrid bodies, connected to every text of the thesis, but also in the images and the style of assembling a certain way to make operate concepts and the field as inseparable. The threshold and the empty program assume ethical and collective functions in relation to current socio-educational practices, insofar as they aim at the production of other spaces and the emptying of full normative programs whose tendency is to produce and reinforce boundaries, frameworks and loaded conceptions about the making, on the adolescent and working bodies, not to mention the relationships that are established intramural of the socio-educational units. The narrative bodies in evasion are fields in struggle that are constituted between an empty program, thresholds, borders and frameworks in the context of Socioeducation