Aprendizagem de segunda língua por meio da educação online aberta: o uso de tecnologias digitais, gamificação e autodidatismo no processo de aquisição linguística Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Este estudo aborda como ocorre o ensino/aprendizagem de segunda língua por meio da educação online aberta tendo como viés o uso de tecnologias digitais (em especial as de acesso à internet). Entre os temas abordados estão: gamificação, tecnologias de informação e comunicação (TICs), ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), educação a distância (EAD), cibercultura, autodidatismo, autonomia, pensamento crítico, autoria, inclusão e democratização do acesso à aprendizagem. Para isso optou-se pelos cursos, aplicativos e sites de ensino/aprendizagem de segunda língua gratuitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados participantes adultos falantes nativos de língua portuguesa, que não tiveram instrução formal da língua-alvo , que fizeram testes de nivelamento comparativos (iniciais e finais), com o propósito de averiguar a aprendizagem. O curso-base escolhido para os participantes foi o Duolingo. Também foram agregados outros meios digitais de educação aberta, disponíveis para prática, interação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competência linguística. Como suporte teórico contou-se com o embasamento de diversos autores, entre eles: ALARCÃO (1996); CARDOSO (2005, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017); CIMINO (2007); COSCARELLI (2011, 2016); DEMO (2008, 2009, 2011, 2013); DICKINSON (1992); ELLIS (1985, 2003); FREIRE (1996); KENSKI (1998, 2012, 2013); KAPP (2012); KUMARAVADIVELU (2003, 2009); McGONIGAL (2012); MORAN (2000, 2013); LÊDO (2013); LEFFA (1988, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2012, 2016); LÉVY (1993, 2010); MIRANDA (2007); OLIVEIRA (2014); O MALLEY e CHAMOT (1990); OXFORD (1990); PAIVA (2002, 2005, 2006, 2014); POZO (1999, 2002, 2007); PRENSKY (2001); SANCHO (2010); SANTOS (2010); SILVA (2000, 2008); VALENTE (2017) e VYGOTSKY (1991)
  • Este estudo aborda como ocorre o ensino/aprendizagem de segunda língua por meio da educação online aberta tendo como viés o uso de tecnologias digitais (em especial as de acesso à internet). Entre os temas abordados estão: gamificação, tecnologias de informação e comunicação (TICs), ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), educação a distância (EAD), cibercultura, autodidatismo, autonomia, pensamento crítico, autoria, inclusão e democratização do acesso à aprendizagem. Para isso optou-se pelos cursos, aplicativos e sites de ensino/aprendizagem de segunda língua gratuitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados participantes adultos falantes nativos de língua portuguesa, que não tiveram instrução formal da língua-alvo , que fizeram testes de nivelamento comparativos (iniciais e finais), com o propósito de averiguar a aprendizagem. O curso-base escolhido para os participantes foi o Duolingo. Também foram agregados outros meios digitais de educação aberta, disponíveis para prática, interação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competência linguística. Como suporte teórico contou-se com o embasamento de diversos autores, entre eles: ALARCÃO (1996); CARDOSO (2005, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017); CIMINO (2007); COSCARELLI (2011, 2016); DEMO (2008, 2009, 2011, 2013); DICKINSON (1992); ELLIS (1985, 2003); FREIRE (1996); KENSKI (1998, 2012, 2013); KAPP (2012); KUMARAVADIVELU (2003, 2009); McGONIGAL (2012); MORAN (2000, 2013); LÊDO (2013); LEFFA (1988, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2012, 2016); LÉVY (1993, 2010); MIRANDA (2007); OLIVEIRA (2014); O MALLEY e CHAMOT (1990); OXFORD (1990); PAIVA (2002, 2005, 2006, 2014); POZO (1999, 2002, 2007); PRENSKY (2001); SANCHO (2010); SANTOS (2010); SILVA (2000, 2008); VALENTE (2017) e VYGOTSKY (1991).
  • This study approaches how second language teaching/learning occurs in open online education by making use of digital technologies (specially those with internet access). Among the topics covered are: gamification, information and communication technologies (ICTs), virtual learning environments (VLEs), distance education, cyberculture, self-learning, autonomy, critical thinking, authorship, inclusion and democratization of access to learning. In order to do that, free courses, applications and second language teaching/learning sites were chosen. This is a qualitative research in which adult participants native speakers of Portuguese language, who did not have formal instruction in the target language were selected and did comparative (initial and final) placement tests tests, with the purpose of ascertaining learning. The basic course chosen for the participants was Duolingo. Other digital sources of open online education, available for practice, interaction, improvement and development of linguistic competence, were also added. As a theoretical support, several authors were researched, among them: ALARCÃO (1996); CARDOSO (2005, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017); CIMINO (2007); COSCARELLI (2011, 2016); DEMO (2008, 2009, 2011, 2013); DICKINSON (1992); ELLIS (1985, 2003); FREIRE (1996); KENSKI (1998, 2012, 2013); KAPP (2012); KUMARAVADIVELU (2003, 2009); McGONIGAL (2012); MORAN (2000, 2013); LÊDO (2013); LEFFA (1988, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2012, 2016); LÉVY (1993, 2010); MIRANDA (2007); OLIVEIRA (2014); O MALLEY e CHAMOT (1990); OXFORD (1990); PAIVA (2002, 2005, 2006, 2014); POZO (1999, 2002, 2007); PRENSKY (2001); SANCHO (2010); SANTOS (2010); SILVA (2000, 2008); VALENTE (2017) e VYGOTSKY (1991)
  • This study approaches how second language teaching/learning occurs in open online education by making use of digital technologies (specially those with internet access). Among the topics covered are: gamification, information and communication technologies (ICTs), virtual learning environments (VLEs), distance education, cyberculture, self-learning, autonomy, critical thinking, authorship, inclusion and democratization of access to learning. In order to do that, free courses, applications and second language teaching/learning sites were chosen. This is a qualitative research in which adult participants native speakers of Portuguese language, who did not have formal instruction in the target language were selected and did comparative (initial and final) placement tests tests, with the purpose of ascertaining learning. The basic course chosen for the participants was Duolingo. Other digital sources of open online education, available for practice, interaction, improvement and development of linguistic competence, were also added. As a theoretical support, several authors were researched, among them: ALARCÃO (1996); CARDOSO (2005, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017); CIMINO (2007); COSCARELLI (2011, 2016); DEMO (2008, 2009, 2011, 2013); DICKINSON (1992); ELLIS (1985, 2003); FREIRE (1996); KENSKI (1998, 2012, 2013); KAPP (2012); KUMARAVADIVELU (2003, 2009); McGONIGAL (2012); MORAN (2000, 2013); LÊDO (2013); LEFFA (1988, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2012, 2016); LÉVY (1993, 2010); MIRANDA (2007); OLIVEIRA (2014); O MALLEY e CHAMOT (1990); OXFORD (1990); PAIVA (2002, 2005, 2006, 2014); POZO (1999, 2002, 2007); PRENSKY (2001); SANCHO (2010); SANTOS (2010); SILVA (2000, 2008); VALENTE (2017) e VYGOTSKY (1991).

data de publicação

  • 2018-01-01