A prática de ensino de línguas para crianças vem sendo largamente explorada em cursos livres e escolas. Entretanto, os professores deste público encontram desafios como: a falta de preparo dos cursos de formação de professores para esse público o curso de Letras não prepara os professores para atuarem na Educação Infantil; escassez de pesquisas científicas e materiais didáticos; falta de legislação e diretrizes para o ensino de língua estrangeira nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, fazendo do trabalho do professor também uma prática experimental. A metodologia de pesquisa foi a documental e os corpora para análise foram um planejamento implementado em um projeto de ensino de inglês de uma escola privada, em uma turma com crianças da faixa-etária entre 4 a 6 anos de idade, não alfabetizadas; e um diário de bordo onde descrevemos como o planejamento foi executado. Um dos resultados que mais nos chamou atenção foi o pouco uso do planejamento na prática e a inclusão dos alunos na co-construção da aprendizagem. Durante a pesquisa, percebemos a importância da ludicidade para o desenvolvimento das crianças e da flexibilidade do planejamento. O intuito desta análise foi de detectar e discutir as falhas e acertos, na tentativa de aprimorar nossa prática no ensino de língua estrangeira para crianças. Esperamos que o nosso estudo possa beneficiar todos os interessados, estimular maior diálogo e mais pesquisas na área
The teaching of English for children has been widely explored in Language courses and schools. However, teachers have found challenges like: the universities do not prepare foreign Language teachers for this public; the lack of scientific research about this theme and courseware; the lack of legal guidelines for the teaching of foreign Languages in the early grades of the Elementary School, making the teacher s work an experimental practice. The methodology of the research was documental and the corpora for the analysis were a planning implemented in an English teaching project for non-readers children between 4 and 6 years old; and also a logbook where we described how the planning was carried out. One of the most impressive results was the little use of the planning in the classes and the including of our students in the processes of the construction of the learning. During the research, we realised the importance of the playfulness for the development of the kids and the flexibility of the planning. Our main objective is to identify and discuss the problems and successes in this practice, in order to improve the foreign Language teaching for children. We wish our study may benefit anyone interested in this subject, and stimulate the dialogue and more research