A tese apresenta o pensamento espiral como proposta de alinhavamento recôncavo dos rastros-resíduos da memória longa que constituem a trajetória da circinação entre mundos, na formação da identidade encruzilhada nas paisagens afrodiaspóricas, por meio do imaginário da ancestralidade. Foram selecionados os romances Les Fantômes du Brésil, de Florent Couao-Zotti, Pelourinho, de Tierno Monénembo, e Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves. Será feita uma síntese teórica do fluxo e refluxo (SILVA, 2003; GILROY, 2001; HALL, 2011; MBEMBE, 2014; LOPES, 2011) pelo comércio escravagista, tráfico negreiro, escravidão, insurreições (Levante dos Malês), processos de retorno dos agudás (GOMES, 2019; CUNHA, 2012, GURAN, 2000; AMOS, 2007). Apresentaremos breve resumo de como cada romance desenvolve suas histórias à esteira da história oficial, possibilitando a audição imagética das versões apagadas durante as circulações dos mundos. Em seguida, as teorias e poéticas serão colocadas em encruzilhada, chave para a leitura das inter-relações culturais e identitárias na modernidade: decolonialidade, opacidade, escritas do grito, diversidade, Relação e afropolitanismo. Traduziremos as correntes teóricas de Boaventura de Sousa Santos (2009), de Édouard Glissant (1997, 2010, 2013), Walter Mignolo (2011) e Achile Mbembe (2014, 2014a). A hipótese a ser desenvolvida é a de que o pensamento espiral pode propor uma educação circinada e vivípara, pautada na representatividade do imaginário da ancestralidade, na qual a relação da diversidade ocorre em reencantamento do mundo (PENNA, F., 2021). Para isso são importantes as ideias sobre o imaginário (DURANT, 2001), o pensamento africano e animista (NDAW, 1997), o si mesmo como outro e as visões sobre Exu (PENNA, 2019). Memórias longas brasileiras serão retomadas, imbricadas, tratadas e traduzidas na encruzilhada, para entendimento das consequências da escravidão no presente. Essa tese não se propõe a negar os trabalhos de invenções oficiais, mas ampliar os espaços discursivos a partir do entrelaçamento com a oficialização de invenções não-oficiais, outras cartografias de Oris e topografias de pés por caminhos de fala, de trânsitos e de encruzilhadas.
The Dissertation presents spiral thinking as a proposal for internal stitching of the residue tracks of the long memory that constitute the trajectory of the circumnavigation between worlds, in the formation of the "crossroads identity" in the afrodiasporic landscapes, through the imaginary of ancestry. The novels Les Fantômes du Brésil, by Florent Couao-Zotti, Pelourinho, by Tierno Monenembo, and A color defect, by Ana Maria Gonçalves, were selected. A theoretical synthesis of the ebb and flow will be made (SILVA, 2003; GILROY, 2001; HALL, 2011; MBEMBE, 2014; LOPES, 2011) by the slave trade, slave trafficking, slavery, insurrections (Levante dos Malês), processes of return of agudás (GOMES, 2019; CUNHA, 2012, GURAN, 2000; AMOS, 2007). We will present a brief summary of how each novel develops its stories in the wake of official history, making it possible to hear the imagery of the versions erased during the circulations of the worlds. Then, theories and poetics will be placed at a crossroads, key to the reading of cultural and identity interrelations in modernity: decoloniality, opacity, writings of the cry, diversity, Relationship and Afro-politanism. We will translate the theoretical currents of Boaventura de Sousa Santos (2009), Édouard Glissant (1997, 2010, 2013), Walter Mignolo (2011) and Achile Mbembe (2014, 2014a). The hypothesis to be developed is that spiral thinking can propose a circumscribed and viviparous education, based on the representativeness of the imaginary of ancestry, in which the relationship of diversity occurs in the re-enchantment of the world (PENNA, F., 2021). For this, ideas about the imaginary (DURANT, 2001), African and animistic thinking (NDAW, 1997), the self as another and the views on Exu (PENNA, 2019) are important. Long memories Brazilian will be taken up, interwoven, treated and translated at the crossroads, to understand the consequences of slavery in the present. This thesis does not intend to deny the work of official inventions, but to expand the discursive spaces from the intertwining with the officialization of unofficial inventions, the cartography of other « Ori » (minds) and the topography of feet by speech paths, transits and crossroads.