Eleições da Zueira: Memes, humor e política nas eleições presidenciais de 2014 Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A expansão da web e das novas tecnologias de comunicação (TICs) tem favorecido a preservação e a difusão de informação de forma cada vez mais veloz, pois oferecem aos usuários ferramentas para participarem ativamente na criação de mídia, além de permitir a produção de grandes quantidades de conteúdo, amadores ou profissionais, dentre eles os memes de Internet. Estes podem ser definidos justamente como um acervo de conteúdos que, ao se espalharem, ganham versões diversas, tendo o seu significado alterado e/ou reapropriado via web, dependendo ainda de um repertório cultural extraído das relações sociais, memórias, referências históricas, geográficas, econômicas e aspectos conjunturais específicos. Nesse cenário, mais do que apenas expressão da cultura web, os memes vêm se tornando um fenômeno expressivo da cultura popular, tendo implicações inclusive na política. Esta dissertação se debruça sobre o período eleitoral e se propõe a analisar a utilização desses conteúdos como ferramentas de campanha. O trabalho se concentra em memes políticos de humor como estratégia eleitoral durante a campanha do então candidato Eduardo Jorge para a presidência da República, em 2014
  • The expansion of web and new communication technologies (NTIC or ICT) has favored the preservation and spread of information in an ever faster manner, as they provide users with tools to actively participate in media creation, in addition to allowing production of large amounts of amateur or professional content, including Internet memes. These can be precisely defined as a content collection that, when disseminated, acquire several versions, thus being changed in its meaning and / or reappropriated via web, still depending on a cultural repertoire extracted from social relationships, memories, historical, geographical and economic references, and specific conjunctural aspects. In this scenario, more than just an expression of web culture, memes are becoming an expressive phenomenon of popular culture, with implications even in politics. This dissertation focuses on the electoral period and proposes to analyze the use of such content as campaign tools. The work lays emphasis on political humor memes as an electoral strategy during the campaign of then-candidate Eduardo Jorge for the presidency of Brazil in 2014. The hypothesis is that memes, especially the humor, constituted a source of interaction and practice of sociability during the presidential elections

data de publicação

  • 2016-01-01