A tipografia na moda: estampas voltadas para o público masculino Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta pesquisa investiga a presença da estampa tipográfica na moda masculina presente nas camisetas no Brasil. O estudo da moda masculina contemporânea carece de bibliografia, por constituir um tema que só recentemente tem despertado interesse, e é analisado com mais aprofundamento por ciências como a sociologia e a antropologia, em comparação com a moda e o design. Ademais, o registro histórico e documental com abordagem acadêmica tem sido produzido com mais constância na Europa, mais precisamente na França, capaz de representar a realidade em outros países do bloco ocidental, embora não possa refletir sua transformação de forma exata. A manifestação visual através da moda se mostra para o masculino muito restrita, por isso adotaram-se como objeto de análise as camisetas, identificadas como o veículo mais usado na aplicação de estampas na moda masculina. O presente projeto tem como objetivo geral entender a moda masculina a partir de sua representação em estampas ou padronagens. Busca também pesquisar o comportamento do usuário de moda masculina e seu vínculo com a estamparia, buscando relacionar a tipografia com o seu universo. Nesse quesito, sob o aspecto do design, a representação visual do masculino com foco específico na tipografia será o mote para associações e relações entre a identidade, o homem e a pesquisa de padronagens e estampas. Com olhos postos na moda masculina, no design de superfície e na tipografia, esta pesquisa terá como subsídios para fundamentar suas argumentações um levantamento bibliográfico sobre moda, comportamento, design de superfície e tipografia, além de entrevistas e pesquisas iconográficas. O trabalho segue basicamente a natureza aplicada com abordagem quantitativa. Nos objetivos, será descritivo; nos procedimentos técnicos, será bibliográfico e iconográfico, baseado em dados primários obtidos por meio de entrevistas.

data de publicação

  • 2010-01-01