Esta tese analisa a obra de Gil Vicente em cotejo com os escritos e ideais de São Francisco de Assis, que se auto denominava Joculator Domini (Jogral de Deus), buscando provar que a ideologia dos Frades Menores está presente não só no teatro considerado de devoção e nos sermões vicentinos, mas em quase toda obra atribuída a Gil Vicente, inclusive em suas farsas e comédias. Para tanto, investiga-se o pensamento de São Francisco, presente em seus escritos considerados como autênticos atualmente, e como a ideologia franciscana perpassa pelas obras vicentinas. Sendo assim, este trabalho reafirmará também que, apesar de viver num momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, Gil Vicente era homem de espírito e formação medievais, enraizado em uma profunda concepção teológica cristã. Por tudo isso, o pai do teatro português, influenciado pelas ideias de São Francisco de Assis, produziu uma obra cujos pensamentos e valores apontam para um desejo de moralizar a sociedade portuguesa de Quinhentos e transformar, aprofundando-a, a religiosidade superficial praticada naquela época
This these analyze Gil Vicente s work comparing to the writes and ideas of Saint Francis of Assisi, named himself Joculator Domini (Jogral of God), trying to prove that the ideology of Frades Moraes is still present not only in the theater, considered in devotion but also in Vicentinos sermons. But in almost all works attributed to Gil Vicente, including in his farces and comedies. Therefore, to find out San Francis s thought, present in his writes considered actually authentic, and how the Franciscana ideology are elapsed in Vicentinas work. Therefore this work restate that, despite the fact of living in a transition moment through Middle Age and Modern Age, Gil Vicente was a man in medieval formation and spirit rooted in a profuse Christian theological conception. For all these things, the father of portuguese theater, influenced by the writes of São Francisco de Assis, produced a work whose thoughts and values point to moralizing the five hundred portuguese society and transforming, deepening, the superficial religiosity, practiced at that time