Território da perda: memórias inundadas e fotografia na Amazônia pós Belo Monte Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Esta pesquisa propõe um estudo sobre memória, fotografia e estética na Amazônia oriental. Tem-se como lócus de investigação o estudo de caso da agrovila Santo Antônio, uma das primeiras comunidades a ser removida por causa dos impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no sudoeste do Estado do Pará. Esta comunidade estava localizada entre a beira da rodovia Transamazônica e as margens do rio Xingu, onde moravam cerca de sessenta famílias. Nesta investigação recomponho os fragmentos da história do outro na Amazônia, que apresento como cartografias do deslocamento − percursos investigativos tecidos por mim na região − são desenhos, retratos, fotografias, frames de vídeos e pontos de referência que constituem o mapa-processo de pesquisa. Ao cartografar sobre esse espaço, me deparo com distintas naturezas da imagem, fotográficas e imagéticas, as quais foram definidas como imagens de resistência, por persistirem na memória, aqui conceituadas como memórias inundadas, e também por contribuir direta e indiretamente para a resistência social de algumas famílias, uma vez que ao relembrar o passado negam a realidade imposta. Portanto, esta pesquisa se desenvolveu por meio da incessante busca pela memória de antigos moradores da vila e, em alguns casos, também pelas fotografias de álbuns de família que retratavam partes da vida dessas pessoas na localidade em questão
  • This research proposes a study about memory, photography and aesthetic in eastern Amazon. The locus of this investigation is the Santo Antonio farming community in the south-west of the state of Pará/ Brazil, one of the first communities to be removed in reason of the social environment impact of Belo Monte hydroelectric plan. The community was situated at the border of the Transamazonica highway and the Xingu river, where used to live around sixty families. In this investigation I recompose the fragments of the stories from other in Amazon, what I present as cartographies of the displacement − routes of investigations woven by myself in the region − compose by draws, portraits, photographies, video frames and reference points which compose my process-map. When mapping this space, I run into the distinct types of images, photographic and imagetic, which were defined as resistance images, as they persist in memory, regarded here as flooded memories, and also by contribute directly and indirectly for the social resistance of some families, once reminding the past they deny the present. Therefore, this research by means of incessant search for the memories of old village residents and, in some cases, also by the photographies in the family albums that portrayed parts their lives in the locality in question

data de publicação

  • 2016-01-01