O presente trabalho discute e apresenta um panorama do design e da cultura contemporânea, por meio das 'inter-relações culturais', estabelecidas entre o design, a cultura, a tecnologia, a sociedade e os recursos naturais. Disserta sobre como as idéias e formas de pensar, do modernismo e da pós-modernidade, somados às tecnologias decorrentes da revolução eletrônica digital, na forma da hiper-rede e do e-paper, prescrevem parte do discurso presente nos 'objetos culturais'. Destaca, como alguns princípios do design contemporâneo, tais como a desmaterialização, a convergência, a hibridização, a complexidade, a flexibilidade e a mobilidade, redefinem as características dos 'objetos culturais', destacando as suas propriedades de mediação. Acredita que a qualidade da mediação do 'objeto cultural' depende das relações estabelecidas do 'indutor de atividade' com a interface de navegação que propicia a interação. Descreve como a sistemática utilização dos algoritmos na automatização da execução dos procedimentos mecânicos e algumas tomadas de decisão, permitem junto com a associação do uso de metadados e o conceito de inteligência distribuída ou partilhada, construir 'objetos culturais' capazes de serem adaptados, atualizados e personalizados.