O ensino de gestão nos cursos de design digital Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • Esta tese apresentada para o Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, no Programa de Pós-Graduação em Design, investiga como é o ensino de gestão nos cursos de Design Digital e oferece uma proposta para o ensino reflexivo da gestão. Para alcançar esse objetivo, buscou-se compreender, sob uma perspectiva teórica, a evolução do design do início do século XX até os dias atuais; o valor da gestão do design nos níveis operacional, tático e estratégico e o ensino reflexivo conforme John Dewey, Donald Schön e Paulo Freire. Dada a sua natureza, as disciplinas de gestão do design são mais objetivas e diretivas, restringindo seu conteúdo a aspectos ligados a administração. Sendo assim, o intuito deste trabalho é ampliar o escopo da pesquisa permitindo a construção do estudo de casos múltiplos dos cursos de Design Digital da PUC-Campinas e da Universidade Anhembi Morumbi. A fim de viabilizar tais discussões, a presente investigação foi delineada por meio de revisão bibliográfica, pesquisa de campo exploratória e Estudo de Casos múltiplos (realizado com coordenadores e professores de dois cursos de ensino superior em São Paulo). Os resultados obtidos permitiram analisar como é o ensino de gestão, construir estudos de casos e a elaboração de quatro propostas de ensino reflexivo de gestão para o curso de Design Digital. Considera-se que pela própria formação do design, as propostas sobre o ensino reflexivo de gestão por meio da práticareflexiva são mais próximas ao universo do designer, e assim possibilitam mais autonomia aos estudantes, na viabilização de ações que contemplem também a ousadia criadora.
  • This thesis presented in Anhembi Morumbi University, on pos-graduated program in Design, investigates how is teaching management in the courses of Digital Design and proposes the change to reflective teaching of management. To reach this objective, we sought to understand, from a theoretical perspective, the evolution of design from the beginning of the 20th century to the present day; the value of design management at the operational, tactical and strategic levels and reflective teaching according to John Dewey, Donald Schön and Paulo Freire. Given their nature, design management disciplines are more objective and directive, restricting their content to aspects related to administration. Therefore, the purpose of this work is to broaden the scope of the research allowing the construction of the case study of the Digital Design courses of PUC-Campinas and Anhembi Morumbi University. In order to enable such discussions, the present research was outlined through bibliographic review, exploratory field research and Multiple Case Studies (conducted with coordinators and teachers of two higher education courses in São Paulo). The results obtained allowed to analyze how is the teaching of management, to construct case studies and the elaboration of four proposals of reflexive teaching of management for the course of Digital Design. It is considered that by the design training itself, the proposals on reflective teaching of management through practice-reflective are closer to the designer's universe, and thus allow more autonomy for students, in the viability of actions that also contemplate creative boldness.

data de publicação

  • 2019-01-01