Estudo dos mecanismos físicos responsáveis pela estabilidade da camada limite atmosférica marinha na região do Atlântico Sudoeste. Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Com o objetivo de estudar os mecanismos dinâmicos e termodinâmicos na interface oceano-atmosfera responsáveis pela estabilidade da camada limite atmosférica marinha (CLAM), na região sudoeste do oceano Atlântico Sul, este trabalho utilizou o sistema de modelagem numérica acoplado regional Coupled Ocean AtmosphereWave Sediment Transport (COAWST), com altíssima resolução espacial, e dados medidos in situ durante a Operação Antártica XXXIII (OP33). As simulações realizadas com o modelo COAWST foram avaliadas considerando a temperatura da superfície do mar (TSM) e perfis verticais de temperatura e vento. No qual verificou-se que o modelo reproduziu de forma acertada tanto a TSM como os perfis de temperatura e vento. A estabilidade e o desenvolvimento da CLAM foram analisados, considerando a modulação local de TSM e os padrões advectivos impostos pelas condições sinóticas atuantes. Para isso, foram selecionados três estudos de caso, sob influência de condições pré-frontais, frontais e pós-frontais. Os resultados demonstraram que a CLAM foi modulada pela advecção térmica, condicionada pelas situações sinóticas atmosféricas analisadas e pela TSM local, assim como foi observado em alguns casos um maior desenvolvimento da CLAM associado com o incremento do vento em superfície. Na verificação do mecanismo de ajuste hidrostático, foi observado a atuação deste mecanismo no estudo de caso influenciado por condições frontais. A análise do papel dos termos das equações horizontais de momentum em superfície evidenciou maior influência dos termos de gradiente de pressão, coriolis, advecção e tendência total, assim como, uma relação entre o aumento do termo de difusão horizontal e a diminuição do vento em superfície em dois dos três casos analisados.
  • In order to study the dynamical and thermodynamic mechanisms at the oceanatmosphere interface, responsible for the stability of the Marine Atmospheric Boundary Layer (MABL), in the southwest of the South Atlantic Ocean, this work used the regional numerical modeling system Coupled Ocean Atmosphere Wave Sediment Transport (COAWST), with very high spatial resolution, and data measured in situ during Antarctic Operation XXXIII. The COAWST model simulations were evaluated considering the Sea Surface Temperature (SST) and temperature and wind vertical profiles. It was verified that the model correctly reproduced both SST and temperature and wind profiles. The MABL stability and development were analyzed, considering the local modulation of the SST and advective patterns imposed by synoptic conditions. Thus, three case studies were selected, influenced by pre-frontal, frontal and post-frontal conditions. The results showed that the MABL was modulated by thermal advection, conditioned by atmospheric synoptic conditions and local SST, as well as in some cases, a greater MABL development was associated with surface wind increment. During the case study influenced by frontal conditions, the hydrostatic adjustment mechanism was observed. The horizontal equation terms role analysis of the surface momentum showed a greater influence of the pressure gradient, coriolis, advection and total tendency, as well as a relation between the horizontal diffusion term increase and the surface wind reduction in two of three analyzed cases.

data de publicação

  • 2018-01-01