A atividade coral em seu potencial formativo e transformador para a aquisição de capital cultural Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • O presente trabalho pesquisa as perspectivas formativas do canto coral com potência de transformações sociais e culturais, indicativas de atalhos para aquisição de capital cultural. Partindo da sociologia de Bourdieu, do conhecimento proposto pela experiência e o sentido de Larrosa e do conceito de Guattari de imposições subjetivas maquínicas transposto às imposições subjetivas de modelos vocais aos indivíduos, cotejamos à luz desses pressupostos uma extensa revisão de literatura e depoimentos de cantores e ex-cantores do coral Altivoz, atividade extensionista da UERJ, do qual o autor exerce a função de regente e diretor musical há 25 anos. Buscamos no decorrer deste trabalho associações da produção musical coral com mudanças de paradigmas culturais e sociais da história. No Brasil especificamente a música coral esteve presente desde o início da colonização como estratégia de submissão e mais tarde de emancipação de músicos e compositores negros. No período Vargas o canto orfeônico fez parte de uma política de instrução de uma idéia de identidade e unidade nacional. . Conceitos como o construtivismo baseado em Piaget, o sóciointeiracionismo de Vigosky, a abordagem da questão da expressividade de Merleau Ponty relacionados com uma ampla revisão de literatura, corroboram os pressupostos desta tese e abrem caminhos para aprofundamento posterior desse tema.
  • The present study researches the formative perspectives of choral singing with the potential for social and cultural transformations, which indicates shortcuts for the acquisition of cultural capital. Starting with Bourdieu's sociology, from the knowledge that is proposed by Larrosa's experience and its sense as well as Guattari's concept of subjective machinist impositions transposed to the subjective impositions of vocal models upon individuals, we collate, in the light of these postulations, an extensive literature review, as well as statements from singers and ex-singers of Coral Altivoz, which is an extension activity at Rio de Janeiro State University (UERJ), where the author has been in the position of conductor and musical director for the past 25 years. Throughout this study, we search for associations of choral music production with changing cultural and social paradigms in history. Specifically in Brazil, choral music has been present since the beginning of the colonial period as a strategy of submission and later emancipation of black musicians and composers. During the Vargas period, Choral Singing was part of instruction of one idea of a national identity and unity policy. . Concepts such as constructivism based on Piaget, Vygotsky's social interactionism and Merleau Ponty's approach to expressiveness, when associated with an ample literature review, confirm the presuppositions present in this dissertation and pave the way for further development of this subject.

data de publicação

  • 2019-01-01