Um olhar sobre a Prova Brasil: análise dos resultados em matemática Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Este trabalho investigou quais habilidades os estudantes de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental tiveram maior dificuldade, a partir da análise dos dados Prova Brasil, edição 2011. À luz da discussão curricular em Educação Matemática, a pesquisa buscou, especificamente: (a) analisar os descritores da matriz SAEB/Prova Brasil e o percentual de acerto dos estudantes e (b) descrever a distribuição percentual dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao longo da escala de desempenho de matemática da Prova Brasil. Trata-se de um estudo exploratório aos dados da Prova Brasil 2011, Matemática, 9º ano, realizada com auxílio do programa estatístico SPSS. Foram analisados os percentuais de acertos de 91 itens que compõe o teste de matemática dessa avaliação. Os resultados indicam que dentre os itens respondidos pelos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, os que se situam nas subáreas Espaço e Forma e Grandezas e Medidas possuem um baixo percentual de acerto. Nenhum item de Tratamento da Informação obteve baixo percentual de acerto.
  • This study investigated what skills the students in the 9th year of elementary school had more difficulty in mathematics through the analysis of data collected by the National Assessment Prova Brasil, 2011 edition. In the light of curricular discussion in mathematics education, the study sought specifically pursue the following objectives: (a) analyze the descriptors of SAEB framework / Prova Brasil and the percentage of correct answers given by the students; (B) describe the percentage distribution of students in the 9th grade of elementary school along the mathematics performance scale of the test. It is a quantitative approach involving data analysis, performed using the SPSS statistical program. The results indicate that among the items answered by the students of the 9th grade of elementary education, those located in the subscales Space and Shape and Quantities and Measures, have a low percentage of success. The items of treatment information obtained low percentage of success

data de publicação

  • 2015-01-01