A UNESCO no contexto do novo- desenvolvimentismo: reajustando o processo de formação humana/educação alienada na escola Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • A tese analisa o papel desempenhado pela UNESCO no que se refere a disseminação de diretrizes e valores ideológicos no campo da educação no Brasil na virada do milênio e a tarefa educativa realizada pelo Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO) como um dos mecanismos de difusão do modelo educacional da UNESCO no chão das escolas. Dessa forma, resgatamos, num primeiro momento, algumas categorias e conceitos marxianos e marxistas que foram utilizados como suporte teórico para análise do objeto, seguido de uma breve reflexão sobre os limites e as possibilidades de conjuntura. Num segundo momento, caracterizamos a política neoliberal como uma expressão político-pedagógica da nova sociabilidade e o Novo-Desenvolvimentismo no Brasil como uma forma de ressignificar o padrão de intervenção do Estado na economia e na questão social . Além disso, realizamos uma revisão de literatura e análise de estudos que elaboraram sínteses sobre a pedagogia da hegemonia e sua relação com os organismos multilaterais. Abordamos, num terceiro momento, por meio de pesquisa documental e análise bibliográfica, um pouco da história da UNESCO, seus princípios, conteúdos, métodos e seus principais encaminhamentos da virada do milênio, bem como sua articulação com os outros organismos multilaterais. Por último, analisamos o PEA-UNESCO no contexto da perspectiva educacional da UNESCO como forma de dar materialidade a análise. Deste modo, ao compreendermos a vinculação com a necessidade burguesa de educar o consenso e educar para o conformismo, concluímos que a UNESCO, no conteúdo e na forma através de diversas ações , vem exercendo a função de elaborar e difundir um modelo pedagógico que cimenta as orientações de políticas públicas educacionais dos demais organismos multilaterais. Afirma-se que ela cumpre um papel de intelectual orgânico ao contribuir de forma significativa para conformar as classes trabalhadoras aos valores requeridos pelo sistema capitalista no seu atual estágio ao compor o bloco histórico dominante. O PEA-UNESCO cumpre a tarefa pedagógica de difundir, ideologicamente, a perspectiva de educação ao longo da vida e a educação para o desenvolvimento sustentável como elementos que reforçam o processo de afirmação de uma nova sociabilidade requerida pelo Estado educador, no qual a UNESCO/PEA, na nova fase superior do imperialismo, cumpre um papel significativo
  • The thesis examines the role played by UNESCO regarding to the dissemination of guidelines and ideological values, in education in Brazil at the turn of the millennium and the educational task performed by the PEA-UNESCO (Programme of UNESCO's Associated Schools) as one of the mechanisms of diffusion of the educational model of UNESCO in the schools. Thus, at first, we retake some Marxists concepts and categories that were used as theoretical basis for analysis of the object, followed by a brief reflectionon the limits and possibilities of environment concepts. Secondly, we characterize the neoliberal policy as a political- pedagogical expression of the new sociability and the NewDevelopmentalism in Brazil as a way to reframe the pattern of state intervention in theecon omy and in the social sphere . In addition, we conducted a literature review and analysis of studies on the pedagogy of hegemony and its relationship with multilateral organizations. Thirdly, we address, through desk research and literature review, some ofthe UNESCO's history, its principles, contents, methods and their main referrals at the turnof the millennium, as well as its relationship with other multilateral groups. Finally, we analyze the PEA-UNESCO under the UNESCO's educational perspective as a way to give concretude to the analysis. Thus, by understanding its vinculation with the bourgeois necessity to educate the consensus and to educate toward the conformity, we conclude that UNESCO, in content and form, through various actions has exercised the function of developing and disseminating a pedagogical guideline that cements the educational policies of other multilateral organizations. It's said that UNESCO plays a role of anorganic intellectual to contribute significantly to conform the working classes to the values required by the capitalist system in its current stage to compose the dominant historical block. The PEA-UNESCO fulfills the pedagogical task of spreading, ideologically, the prospect of lifelong education and education for sustainable development as elements that reinforce the process of affirmation of a new sociability required by Pedagogue State, in which, UNESCO / PEA, at its new upper stage of imperialism, plays a significant role

data de publicação

  • 2014-01-01