A Companhia Mariocas e o Tambor de crioula: cultura popular sob a ótica da retórica da perda Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta dissertação tem por objetivo observar o processo de construção da identidade e dos discursos culturais do Tambor de Crioula da Companhia Mariocas. Procura-se analisar como as ideias de tradição e cultura são construídas através de discursos de objetificação cultural, por meio de um processo de apropriação e reapropriação de bens culturais coletivos, tendo como paradigma a retórica da perda. Tal paradigma influencia os referidos processos de forma transversal, tanto no âmbito das instituições que planejam e executam as políticas culturais em nível federal e estadual, quanto em relação aos pequenos discursos, que podem ser observados através de grupos de cultura popular pelo estudo do caso da Companhia Mariocas. Para tanto, procura-se identificar as vozes que compõem os discursos dos Mariocas, trazendo à discussão o contexto histórico ao qual estão conectadas e as demandas impostas pelo meio em que estão inseridas atualmente, observando tanto as questões definidoras da pós-modernidade quanto aquelas representadas pelas pressões exercidas pela sociedade, pelo Estado e pelo mercado. Observa-se também o Tambor de Crioula como um ritual, assim como a atuação do instrumento musical tambor sob o ponto de vista da antropologia da arte como um mediador do desejo coletivo, o que põe em evidência os valores representativos do grupo
  • This dissertation aims to observe the process of construction of the identity and cultural discourses of the Companhia Mariocas Tambor de Crioula. It seeks to analyze how the ideas of tradition and culture are constructed through discourses of cultural objectification, through a process of appropriation and reappropriation of collective cultural assets, having as paradigm the rhetoric of loss. Such a paradigm influences the aforementioned processes in a transversal way, both within the institutions that plan and execute cultural policies at the federal and state levels, and in relation to the small discourses that can be observed among popular culture groups by studying the case of the Companhia Mariocas. In order to do so, it seeks to identify the voices that make up the Mariocas' discourses, bringing to the discussion the historical context to which they are connected and the demands imposed by the environment in which they are currently inserted, observing both the defining issues of postmodernity and those represented by the pressures exerted by society, the State and the market. The Tambor de Crioula is also observed as a ritual, as well as the performance of the drum - from the point of view of the anthropology of art - as a mediator of collective desire, which highlights the representative values of the group

data de publicação

  • 2017-01-01