A dissertação tem o objetivo de escrever um texto de formação, forjado na conversa sobre o processo de construção de uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela Escrita-Leitura-Literatura. Analisa trajetórias formativas de uma professora-pesquisadora de Língua Portuguesa, do ensino Fundamental II, da Rede Estadual do Rio de Janeiro, por meio de três eixos de análise e de intervenção: as experiências tecidas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Federal Fluminense; com o Coletivo Oficina de Formação Inventiva de Professores da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com as leituras literárias da professora-pesquisadora. Cartografa tais experiências conversando com trajetórias formativas e com intercessores - Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rosimeri Dias, Virgínia Kastrup, Conceição Evaristo, Manoel de Barros entre outros– que fazem ver e falar práticas formativas abertas a invenção de si e do mundo. Enfim, é um trabalho que busca compreender o território da sala de aula de Língua Portuguesa por meio do texto literário, da escrita processual e dos encontros tecidos entre a professora, estagiários e estudantes
This essay aims to write a formative text, molded in the conversation about the process of building a Brazilian Portuguese Language classroom based in the Writing- Reading-Literature perspective. It analyses formative tr of a Portuguese Elementary School teacher-researcher from Rio de Janeiro’s Public School System, through three analytical and interventional axis: the experiences found in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência attached to the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior in a partnership with the Fluminense Federal University; alongside the Coletivo Oficina de Formação Inventiva de Professores da Faculdade de Formação de Professores from the Federal University of Rio de Janeiro in tandem with the teacher-researcher’s literary readings. It charts these experiences by dialoguing with formative paths and interlocutors – Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rosimeri Dias, Virgínia Kastrup, Conceição Evaristo, Manoel de Barros and others- that allows us to see and talk about formative practices open to the discovery of oneself and the world. Finally, it is a work that seeks to understand the territory of a Portuguese Language classroom by the literary text, the process writing and the meetings established between teacher, interns and students