Esta pesquisa pretende subsidiar teórica e metodologicamente a experiência de utilizar uma plataforma digital para reunir narrativas de atores sociais de uma instituição pública de ensino e possibilitar, através desses relatos, experiências pedagógicas voltadas para o ensino de história. O objetivo geral deste estudo é apresentar uma investigação sobre as narrativas históricas produzidas por estudantes ao entrarem em contato com o conhecimento apresentado pela história que se ensina na escola, identificando nessas narrativas as marcas do tempo presente, o diálogo que este estabelece com as demais temporalidades e a consciência histórica dos sujeitos imersos na tempestade tecnológica que caracteriza a contemporaneidade. Para tanto, considerar-se-á que as aulas de história são, potencialmente mas não exclusivamente , espaços privilegiados para enveredarmos na investigação da aprendizagem sobre o tempo. Um dos aspectos que caracteriza aquelas aulas, a partir da peculiaridade supracitada, é o fato de que nelas pululam enredos e pensamentos, sonhos e esperanças, relatos e experiências, através das narrativas dos alunos e das alunas. Ao contar o que sabem, e mesmo o que não sabem, sobre as experiências no tempo, estudantes produzem narrativas que desenham, como uma impressão digital, marcas que lhes são próprias, originais, e que forjam através da palavra a identidade desses sujeitos.
This research aims to support theoretically and methodologically the experience of using a digital platform to gather narratives of social actors of a public educational institution and enable, through these reports, educational experiences focused at History teaching. The aim of this study is to present a investigation about the historical narratives produced by students that have got in touch with the knowledge shared by History in the school, identifying in these narratives the brands of the present, the dialogue that it establishes with other temporalities and the historical consciousness of the subjects immersed in the technological storm that features contemporaneity. It shall be considered that the History classes are potentially but not exclusively privileged spaces to investigate learning about time. One aspect that characterizes those classes, considering the above peculiarity, is the fact that in them are plots and thoughts, hopes and dreams, stories and experiences that are noticeable in the students narratives. When telling what they know about the experiences throughout the times, and even what they do not, students produce narratives that draw, as a fingerprint, brands that are unique, and that forge through the word the identity of these subjects.