O GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO E AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS IMPLEMENTADAS NO PARANÁ DE 2011 A 2016 Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • A Dissertação O gerencialismo na educação e as orientações do banco mundial: um olhar para as políticas educacionais implementadas no Paraná de 2011 a 2016, tem por objetivo analisar a relação estabelecida entre as orientações de organismos financeiros internacionais, especialmente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD/ Banco Mundial – Banco Mundial e o direcionamento dado às políticas educacionais a partir de acordos realizados entre o referido Banco e o Estado do Paraná, a partir de 2011, especificamente no governo de Carlos Alberto Richa. O primeiro capítulo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, retoma, com uma pequena síntese, as reflexões do papel do Estado no sistema capitalista, a sua natureza e subordinação aos interesses do Capital. Para compreender como se engendram os acordos econômicos discorreu-se sobre os organismos internacionais, defendendo a premissa de que estes são instrumentos que desempenham a função de guardiões dos interesses do capital. Posteriormente apresenta-se a metodologia utilizada por estes organismos para obter o consentimento e a subalternização dos países ou entes federados a partir da análise das matrizes gerenciais aplicadas à gestão pública e as amarras a que se submetem os governos ao assinarem contratos e concessões. Para materializar as reflexões conceituais, inicia-se no segundo capítulo uma análise documental sobre a adoção do gerencialismo na gestão pública, utilizando-se como referência o Relatório Achieving World Class Education in Brazil: The Next Agenda do Banco Mundial e as Matrizes Operacionais Manual Operativo do Projeto Multissetorial do Paraná, documento que está atrelado às cláusulas de um contrato firmado entre o Paraná e o Banco Mundial e apresenta um contraponto à lógica gerencialista apregoada pelo Banco Mundial, traduzida por uma proposta de educação pragmática e utilitarista. No terceiro Capítulo são analisados os programas da área da Educação desenvolvidos no Paraná, com financiamento do Banco Mundial, nos quais estão presentes no Plano Multissetorial. A pesquisa foi realizada com fundamentos teóricos e metodológicos vinculados a teoria marxista, com fundamentos econômicos, sócio históricos, políticos e culturais para compreender objeto e as condições concretas da sua existência.

data de publicação

  • 2018-01-01