O presente trabalho procura investigar a correlação entre as experiências de Home Literacy com três precursores cognitivos da leitura e escrita: a consciência fonológica, o conhecimento do nome das letras e aquisição de vocabulário, sendo este último utilizado apenas como variável de controle. Os participantes deste estudo foram 91 crianças ainda não leitoras de famílias com níveis socioeconômicos variados. Foram avaliadas crianças pré-escolares moradoras de zonas urbanas e rurais que formaram três grupos distintos: trinta e uma crianças que moram na zona rural e são estudantes de escolas públicas de zona rural, trinta crianças estudantes de escolas públicas localizadas na zona urbana e trinta crianças de escolas particulares urbanas. A relevância da abordagem desse contexto está em conhecer ambientes diferentes onde a aprendizagem inicial das crianças acontece e mensurar qual é a bagagem de conhecimento sobre a língua escrita que as crianças levam de casa para a escola. Os resultados sugerem que diferenças de classe social/nível de escolaridade dos pais que podem afetar o desenvolvimento alfabetização podem ser compensadas por práticas escolares eficientes. Estudos futuros devem avaliar as práticas escolares, bem como as experiências escolares para entender como os diferentes contextos em que estão presentes as crianças afetam seu desenvolvimento escolar
The present work seeks to correlate the experiences of Home Literacy with three cognitive precursors of reading and writing: phonological awareness, letter name knowledge and vocabulary acquisition, the latter being used only as a control variable. Participants in this study were 91 children who were not yet readers of families with different socioeconomic levels. We evaluated pre-school children living in urban and rural areas who formed three distinct groups: thirty-one children living in rural areas and students of rural public schools, thirty children from public schools located in urban areas and thirty children of private urban schools. The relevance of the approach to this context is to know different environments where the initial learning of children happens and to measure what is the baggage of knowledge about the written language that children take from home to school. The results suggest that differences in social class / parental level of education that may affect literacy development can be offset by efficient school practices. Future studies should evaluate school practices as well as school experiences to understand how the different contexts in which children are present affect their school development