O objetivo do presente trabalho consiste em analisar e identificar como as obras de Carolina de Jesus - Quarto de despejo - diário de uma favelada (2000) e Diário de Bitita (1986) - podem auxiliar os/as alunos/as negros/as de uma escola pública, no município de Belford Roxo, a desenvolver uma escrita pessoal, baseada na metodologia de Evaristo (2005) escrevivências, como instrumento de expressão de suas resistências e contra a subalternização de sua cidadania (voz, escolhas, desejos, projetos de vida, protagonismo). A pesquisa teve como um dos aportes teóricos o conjunto de teses, autores e autoras que se debruçaram sobre as obras carolinianas com o intuito de analisar os seus escritos e sua literatura. Trazemos à baila os seguintes temas que perpassam toda a pesquisa: racismo, educação, literatura negra e escrita de si. Procuramos discutir a importância de os/as alunos/as escreverem suas próprias experiências, vivências e ideais.
The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and ideals